Copy
Noticias do mar, pesca, atividades maritimas, seguros, cooperativas e economia social

 

info.mutuav                         
cccccccccccccccccccc              set - out 2016 nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

Em destaque


 

Torne-se Cooperador da Mútua dos Pescadores

Estamos com os Pés no Terreno.
Esteja seguro na MÚTUA e TORNE-SE COOPERADOR!

Contacte-nos para mais informações! 96 175 67 40 / 96 502 68 84
Ao aderir à nossa Cooperativa de utentes de seguros, poderá usufruir de todos os direitos reservados aos nossos cooperadores, nomeadamente:
  • Eleger e ser eleito para os órgãos sociais. 
  • Participar nas Assembleias Gerais e nas decisões da cooperativa
  • Usufruir de descontos em produtos e serviços estabelecidos nos protocolos: informe-se aqui sobre o conjunto de entidades com quem temos protocolos
  • Receber os juros de capital, nos anos em que se verifiquem excedentes, de acordo com o que decidir a Assembleia Geral.
Consigo, desafiamos o futuro! 

Plano de Reforço da Ação Cooperativa "Pés no Terreno"

A Mútua dos Pescadores esteve mais uma vez no terreno, indo ao encontro dos seus cooperadores e das estruturas que têm relevância no setor marítimo. Os representantes da Mútua dos Pescadores estiveram na Região Autónoma da Madeira e reuniram, entre 11 e 13 de outubro, com a COOPESCA Madeira, Iate Clube de Santa Cruz e Direção Regional das Pescas da Madeira.
Foram mutuamente assumidas linhas de trabalho conjuntas, a desenvolver no futuro próximo com vista a fortalecer e servir da melhor forma as comunidades ribeirinhas da Região Autónoma da Madeira. Ler mais
Acompanhe as noticias deste plano de ação no nosso site.

Revista Marés n.º 75 - agosto de 2016

Está disponível online e nos nossos balcões, dependências e colaboradores a recente edição da Revista Marés, a Revista da Mútua dos Pescadores para o Mar e Economia Social.

Temas em destaque:
  • Os desafios da pesca profissional, com contributos dos partidos políticos;
  • Pesca turismo nos Açores;
  • Segurança e saúde marítima
  • Balanço do plano de ação para o reforço da ação cooperativa "Pés no Terreno". Ler mais

Pescas/Mar


Exercícios Marítimos de Salvamento e Segurança

ASAREX2016 - VI Exercício Marítimo de Busca e salvamento Marítimo - Açores

O exercício avançado de busca e salvamento de 2016 - ASAREX2016 - iniciou-se no dia 20 de setembro, com uma receção aos participantes e um ciclo de conferências para a comunidade piscatória açoreana. Trata-se de um exercício prático levado a cabo pela Marinha Portuguesa e Força Aérea Portuguesa, com a parceria da Federação das Pescas dos Açores e Cooperativa Porto de Abrigo.
No dia 22 de setembro decorreu o ponto alto do exercício, em que a Marinha e a Força Aérea levaram a cabo ao largo Freguesia da Ribeira Quente, um simulacro de acidente a bordo com a participação de duas embarcações de pesca. Ler mais.

Exercício de salvamento marítimo na barra da Nazaré
O exercício decorreu no dia 06 de setembro, enquadrado na estratégia da Autoridade Marítima Nacional, com o objetivo central de rever o planeamento de emergência em todas as capitanias dos Portos nacionais.
Foram empenhados meios humanos e materiais da Capitania do Porto da Nazaré, do Comando- local da Polícia Marítima, da Estação Salva-Vidas do ISN da Nazaré e de Peniche, do Comado Distrital de Operações de Socorro (CDOS) e dos Bombeiros Voluntários da Nazaré. Ler mais.

Exercício de Salvamento Marítimo em Cascais
Organizado pela Autoridade Marítima Nacional, realizou-se em Cascais, na manhã de 14 de outubro. Foram protagonistas a companha de uma embarcação de pesca, que ensaiou um curto-circuito a bordo e suas consequências; e diversas entidades, nomeadamente a Marinha e a Força Aérea, que disponibilizaram, entre outros recursos, embarcações Salva-Vidas e da Polícia Marítima, bem como um helicóptero.
Para além da hierarquia da Marinha e da Capitania do Porto de Cascais, estiveram presentes vários convidados, nomeadamente da CPASHM-Comissão Permanente de Acompanhamento para a Segurança dos Homens no Mar, incluindo a Mútua dos Pescadores.

Documentário "Mar de Sines"

"Mar de Sines, a resiliência das gentes do mar” mostra-nos de um modo muito original o trabalho no mar da comunidade costeira de Sines, fazendo uma abordagem muito intimista das suas gentes, dos saberes, das artes de pesca, dos lugares, deixando falar as emoções das pessoas da comunidade, as suas angustias, alegrias e também as suas reivindicações.
É um projeto de Diogo Vilhena e António Campos, com banda sonora original de Charlie Mancini, a partir da obra “Breve Notícia de Sines” de Francisco Luís Lopes, produzido pela Câmara Municipal de Sines, no quadro do PROMAR/ GAC Além Tejo. A Mútua dos Pescadores  já estava cativa para este projeto mesmo antes de ele existir e vai continuar a acompanhar a sua odisseia. Ler mais

Exposição "Pescadores de Setúbal - Olhares do Passado, Desafios do Presente"

Exposição de diversos materiais, artes de tecnologias de pesca, modos de habitar, documentos partilhados por pescadores de Setúbal, promovida pelas associações Setúbal Pesca e Bivalmar. Contou também com uma intervenção teatral da Galateia, Edição e produção Cultural, com base na obra "Os Pescadores" de Raul Brandão.
A iniciativa contou também com o apoio da Mútua dos Pescadores e realizou-se entre 10 e 16 de outubro, integrada na "Semana do Mar", organizada pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS) e Câmara Municipal de Setúbal. Ler mais
Foto: aparelho da arte de pesca Ganchorra, patente nesta exposição

Campeonato nacional de Sup Race e Waves - Lagoa de Óbidos

A ASUPP – Associação de Stand Up Paddleboarding de Portugal, com sede na Lagoa de Óbidos, e a Câmara Municipal de Óbidos uniram-se para realizar, pela primeira vez, uma etapa do Campeonato Nacional de SUP Race e Waves da Federação Portuguesa de Surf, que se realiza pela segunda vez no nosso país.

O evento decorreu no fim-de-semana de 2 e 3 de agosto. A Mútua dos Pescadores esteve ao lado dos atletas! Ler mais
Foto: Surf Portugal

Negociação da quota de pesca nacional para 2017

A Comissão Europeia propôs uma redução generalizada das capturas de peixes de águas profundas para 2017 e 2018, com cortes que chegam aos 20% para peixe-espada preto, goraz e abrótea, em águas nacionais. Ler mais
As propostas apresentadas serão debatidas em novembro em Conselho de Ministros das Pescas da União Europeia, no entanto a A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, já contestou a proposta de total admissível de captura (TAC) e quotas para as espécies de profundidade, que prevê “reduções generalizadas das possibilidades de captura do goraz nos Açores. Ler mais

Legislação pescas/mar

Interdição da pesca do tamboril:
Considerando os dados das capturas efetuadas pela frota portuguesa da unidade populacional do tamboril, a Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) comunicou que a quota de captura desta espécie atingiu os 95% e determinou  a interdição da captura para as viagens iniciadas a partir das 00:00 horas do dia 8 de outubro, ficando as respetivas descargas limitadas a capturas acessórias até 5% do total descarregado por embarcação, em cada maré de pesca. Ler mais.

Interdição da pesca do lagostim:
Foi publicada a Portaria n.º 256-A/2016, que determina a interdição da pesca do lagostim e estabelece o regulamento do regime de apoio à cessação temporária das atividades de pesca desta espécie, entre 30 de setembro e 29 de outubro. Ler mais.

 

Economia Social


XVI Congresso Investigadores da Economia Social

Realiza-se em Valência, Espanha, entre 19 e 21 de outubro, o XVI Congresso de Investigadores da Economia Social, organizado pelo CIRIEC - Espanha, que comemora também o seu 30º aniversário.
A iniciativa irá contar com a participação da CONFECOOP - Confederação Cooperativa Portuguesa. Ler mais.

Grupo Mútua


Jornadas Grupo Mútua 2016

As Jornadas do Grupo Mútua irão realizar-se nos dias 04 e 05 de novembro, no Hotel da Costa da Caparica, tendo o objetivo de aprofundar e perspectivar linhas de trabalho relativamente aos grandes desafios que se colocam às duas empresas que integram o grupo Mútua, a Mútua dos Pescadores - Mútua de Seguros, CRL e a Ponto Seguro - Mediação de Seguros, Lda. 

Recebemos a visita da TROMSTRYGD - Mútua de Seguros de Pescadores da Noruega

Recebemos a visita dos dirigentes da Mútua de Seguros de Pescadores Norueguesa – Tromstrygd, com sede em Tromsø, cidade no Norte da Noruega, nos dias 15 e 16 de setembro. Os dirigentes da Tromstrygd procuraram, com esta visita, conhecer a experiência vivida pela Mútua dos Pescadores no alargamento da sua atividade a mercados para além da pesca. Foram também dias de partilha de diferentes experiências no setor segurador e maritimo. Ler mais

Noticias do Coro Grupo Mútua

Após o interregno de férias, o Coro Grupo Mútua retomou a sua atividade habitual.
No dia 16 de setembro atuou no jantar de convívio realizado com a delegação da Mútua de Seguros de Pescadores norueguesa, Tromstrygd.
No dia 15 de outubro atuou na Semana do Mar, que se realizou em Setúbal, a convite das associações de pescadores Setúbal Pesca e Bivalmar, promotoras da exposição “Pescadores de Setúbal – olhares do passado, desafios do presente”. O final da atuação foi a bordo do Navio Escola Sagres, uma das embarcações ancoradas em Setúbal durante essa semana. Ler mais.

Noticias mútuas

Mútua dos Pescadores em destaque na Náutica Press
“A Mútua dos Pescadores é uma referência nacional no que diz respeito aos seguros especializados nas atividades marítimas. Face à relevância que a Mútua dos Pescadores tem no setor, quisemos saber o que pensa sobre alguns dos temas atuais ligados à Náutica de Recreio e ao Mar.” 
Introduz-se assim a entrevista realizada à Mútua dos Pescadores, pela revista online Náutica Press, uma oportunidade para apresentarmos os nossos produtos para um público com interesses específico nas atividades marítimas. Ler mais. 

Produtos Mútua em destaque na Revista Condomínios
Na edição de outubro da Revista "Condomínios", para além de um anúncio publicitário, é possível ler também um artigo de apresentação da Mútua dos Pescadores e dos produtos disponibilizados neste segmento de mercado. Ler mais.

A Revista Marés foi noticia na Revista de Marinha
Revista de Marinha, Edição n.º 992, de julho/agosto de 2016.

 
Mútua dos Pescadores - Mútua de Seguros CRL
Sede: Av. Santos Dumont n.º 57, 6º, 7º e 8º andares
1050-202 Lisboa, Portugal
geral@mutuapescadores.pt
Tel. 21 393 63 00 - Fax 21 393 63 10
www.mutuapescadores.pt
infomutua2016
hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh







This email was sent to <<Endereço Email - Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Mútua dos Pescadores · Av. Santos Dumont n.º 57, 6º, 7º, 8º · Lisboa 1050-202 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp