Copy
Noticias do mar, pesca, atividades maritimas, seguros, cooperativas e economia social

info.mutua                                              outubro 2013vv
vvyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy

Em Destaque


Rejeições "0" de Pescado a partir de 2014

Uma das medidas da proposta de revisão da Politica Comum de Pescas é a proibição das devoluções de pescado ao mar ou supressão progressiva das rejeições, entre 2014 e 2017, com o fim de proteger a sustentabilidade e a biodiversidade marinhas e estimular o consumo de espécies hoje pouco valorizadas.
Prevê-se que a partir de 01 de janeiro de 2014 entre em vigor a obrigação de os pescadores desembarcarem e registarem todas as capturas de espécies pelágicas (peixes que vivem habitualmente em cardumes), de acordo com a proposta de regulamento comunitário.
Prevê-se que no pacote esteja incluída a eliminação dos preços de retirada de pescado e as indemnizações que as organizações de produtores pagam aos seus associados, sempre que é necessário retirar peixe do mercado, por os preços descerem abaixo de um dado nível. Ler mais.

Revista Marés

A Marés, a revista para os setores do mar e da economia social (edição nº 67) já se encontra em distribuição pelos vários portos do país.
Nesta edição, destacamos o dossier sobre segurança marítima e a noticia sobre o baixo preço do pescado na primeira venda.
Pode também aceder à publicação online no nosso site. 

Segure-se bem, segure-se à Mútua!

Este é o novo corrimão adquirido pela Mútua para as escadas de acesso ao molhe norte do porto da Nazaré, mesmo em frente à nossa dependência, com a finalidade de prevenir as quedas frequentes que ocorriam no local. 
As experiências colocadas ao serviço dos cooperadores e da comunidade em geral, na zona da Nazaré, tem sido um exemplo paradigmático de como é possível divulgar a cooperativa - Mútua dos Pescadores - resolvendo questões que parecem insignificantes mas, quando resolvidas, fazem toda a diferença. Ler mais.

Pesca/Mar


Ação de Luta na Torreira - Aveiro

Centenas de apanhadores de bivalves e suas famílias, da Torreira e Murtosa, realizaram em 07 de outubro, uma ação de luta, que consistiu num desfile de embarcações pela Ria de Aveiro, com o fim de expressarem algumas das suas principais reinvindicações: a melhoria do Fundo de Compensação Salarial, bem como das condições do cais da Torreira, cujo assoreamento impede muitas pessoas de trabalharem na Ria de Aveiro e a exigência de um preço justo na primeira venda do pescado.
A interdição da apanha de bivalves na Ria de Aveiro por parte do Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA) é também uma preocupação para os profissionais que vivem da pesca neste local. Ler mais

Portimão - Afundamento do navio Almeida Carvalho

O navio oceanográfico Almeida Carvalho, o último dos quatro navios da Marinha Portuguesa que integram o parque subaquático para mergulho no Algarve, foi afundado em setembro ao largo de Portimão.
O navio Almeida Carvalho juntou-se à fragata Hermenegildo Capelo, afundada no passado mês de Junho, à corveta "Oliveira e Carmo" e ao navio-patrulha "Zambeze", ambos afundados no final de 2012, compondo o parque subaquático para mergulho do Algarve, no âmbito do projeto "Ocean Revival" (reflorescimento do oceano). Ler mais

Açores - Governo Regional deixa de regular mercado de pescado

O Governo Regional dos Açores deixou de fixar administrativamente o abastecimento e comercialização do pescado fresco na região, com a revogação de uma portaria de 1990, por "não haver justificação económica ou social" para a "continuidade da regulação administrativa" do mercado de peixe fresco.
Até 01 de outubro, era o Governo Regional que determinava o número máximo de intermediários e uma margem máxima de comercialização de 25 por cento. Com a sua eliminação, passará a haver venda livre por parte dos intermediários, prevendo-se uma redução do preço pago ao pescador, principalmente nas ilhas de menor dimensão. Ler mais

Crónica de uma morte anunciada

A pesca profissional na zona centro, mais concretamente na Nazaré, está a atravessar uma fase de grandes dificuldades. Uma conjugação de vários fatores (preços baixos na primeira venda, escassez de pescado, frota incapaz de rumar a outros portos) estão a arrastar o setor e os seus profissionais para níveis de rendimentos de tal forma baixos, que muitos optam por mudar para outros setores de atividade.
Um sinal evidente deste abandono do sector da pesca é o elevado número de inscritos nos cursos do FOR-MAR para a área da marinha mercante. Muitos destes novos formandos estiveram desde sempre ligados à pesca. Ler mais.
Fotografia de João Delgado. 

Surf "invade" centro do país entre outubro e novembro

A zona centro de Portugal está a ser assumida pelos praticantes da modalidade como a nova “Meca” do surf Mundial. Nos meses de Outubro e Novembro, vão ter lugar dois eventos de excelência na modalidade: a etapa do mundial de Surf- Rip Curl pro - que decorrerá em Cascais e em Peniche, na praia do Norte/ Nazaré, está de volta Garret Macnamara com o ZON – North Canyon 2013, que desta feita, se faz acompanhar de alguns amigos, naquilo que designou como “Garret & Friends” para desafiarem as “massas de água gigantescas” que se formam a partir das características ímpares do canhão da Nazaré (desfiladeiro submerso na costa ao largo da Nazaré). Ler mais

Encontro de Mulheres Europeias da Pesca

A AKTEA - Rede Europeia das Mulheres da Pesca e Aquicultura reuniu 30 mulheres de várias associações europeias, em Bruxelas no Parlamento Europeu, nos dias 14 e 15 de outubro, para discutir o futuro da rede europeia e encontrar novas formas de mobilizar recursos humanos e materiais para dar continuidade ao seu importante trabalho na afirmação da visibilidade das mulheres da pesca.
lhas em Rede, UMAR, Sindicato dos Trabalhadores das Pescas do Norte e Mútua dos Pescadores, na qualidade de entidade de acolhimento da Estrela do Mar/AKTEA Portugal, foram as organizações portuguesas que participaram. Ler mais

Comunidades ribeirinhas


Exposição de Fotografia "Ano Dunar" - Peniche

“Ano Dunar” é a exposição de fotografia de Carlos Inácio patente na Tasca do Joel, em Peniche, até 27 de outubro, entre as 18h00 e as 21h00.
O autor é médico naquela localidade, colaborando também com a Mútua dos Pescadores, e dedica-se há vários anos à fotografia, tendo imagens recolhidas nas inúmeras viagens que realizou por todo o mundo. A não perder!

Cultura Marítima


Revista ARGUS

Foi lançada a Revista ARGOS, edição anual da Câmara Municipal de Ílhavo e do MMI-Museu Marítimo de Ílhavo, com produção e distribuição da Âncora Editora. Dedicada a grandes temas da cultura, história, antropologia, etnografia e arqueologia marítima, passando pelas memórias da “Faina Maior” (pesca do bacalhau) e dos museus marítimos - com destaque para o MMI, a revista está disponivel ao público em livrarias. Ler mais

Espaço Mútua/Ponto Seguro


Coro Mútua dos Pescadores/Ponto Seguro atua no Seixal

O Coro Mútua dos Pescadores/Ponto Seguro estará no Restaurante "O Bispo", na zona ribeirinha do Seixal, no dia 26 de outubro, pelas 20h30, para um jantar e uma noite de convívio entre amigos, nas margens do Rio Tejo, à volta da mesa, entre dois dedos de conversa, comes, bebes e cantorias. Pela noite poderá contar com música ao vivo e a atuação do Coro. 

Jornadas do Grupo Mútua

Nos dias 14, 15 e 16 de novembro realizam-se as jornadas do Grupo Mútua, que são as primeiras jornadas conjuntas da Mútua dos Pescadores e da Ponto Seguro, no Hotel Premium, em Setúbal.
A iniciativa destina-se a analisar e a discutir em conjunto aspetos relacionados com a atividade e os objetivos estratégicos das duas organizações, para 2014.

Dirigente da Mútua entrevistado para canal ARTE

Um dos mais recentes elementos dos renovados órgãos sociais da Mútua dos Pescadores (Conselho Regional dos Açores), Henrique Ramos, esteve em agosto, em Lisboa, para uma entrevista no âmbito de dois documentários para o canal ARTE (França) sobre a reforma da política Comum de pescas, programas de monitorização e gestão de pescas, passado, presente e perspetivas futuras para o setor.
Mais uma vez, dirigentes da Mútua dos Pescadores vêem reconhecidas as suas competências e experiências na área das pescas. Espera-se que o documentário vá para o ar durante o mês de dezembro. Acompanhe-nos no Facebook e esteja atualizado sobre este assunto e muitos outros de interesse para o desenvolvimento da pesca em Portugal. 

Economia Social


100º Aniversário da Cooperativa de Consumo SCAFA

A Cooperativa de Consumo dos Ferroviários e Aderentes SCAFA, no Entroncamento, celebra este ano o seu 100º aniversário, assinalando a data com um conjunto de atividades comemorativas, entre outubro e novembro, tais como: exposições escolares sobre temas cooperativistas (09 a 16 de novembro) e o debate "Valores e Princípios Cooperativos no momento atual - Associativismo", seguido da atuação do Coro Mútua dos Pescadores/Ponto Seguro (26 de outubro).
Trata-se de uma iniciativa importante, tendo em conta o as dificuldades económicas e financeiras que atingem atualmente o movimento cooperativo de consumo português. Ler mais

Projeto e-storiasd'igualdade

Digital storytelling são vídeo-narrativas, contadas na primeira pessoa, histórias de mulheres e homens comuns, que pretendem desafiar e desconstruir estereótipos, numa abordagem ética dos problemas sociais. Destacamos a e-história de Vanda Bonzinho, pescadora e arraias da pesca da Ilha da Culatra, cooperadora da Mútua de longa data.
Projeto da ACEP - Associação para a Cooperação Entre os Povos, que ao longo da última década tem procurado criar novas abordagens de comunicação com a sociedade portuguesa, em colaboração com jornalistas e artistas plásticos, para combater estereótipos e desocultar pessoas, iniciativas e organizações, que geram mudança e confiança.
A Mútua já colaborou em projetos da ACEP, como na edição da Agenda “52 histórias Agenda-perpétua” e tem divulgado a sua atividade na revista Marés. Ler mais

Úteis


Projeto "Seguros e Cidadania - Corre pelo Seguro"

A Associação Portuguesa de Seguradores (APS) lançou no dia 01 de outubro o projeto "Seguros e Cidadania", que visa divulgar a importância do seguro e os seus conceitos básicos aos mais novos, de forma pedagógica, simples e lúdica.
O projeto é composto pela coleção de livros "O risco espreita, mais vale jogar pelo seguro", da autoria de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães e pela coleção de jogos electrónicos interativos "corre pelo seguro", desenvolvida pela equipa de Carlos Correia, do Centro de Investigação para as Tecnologias Interativas, da Universidade Nova de Lisboa. Ler mais
Mútua dos Pescadores - Mútua de Seguros CRL
Sede: Av. Santos Dumont n.º 57, 6º, 7º e 8º andares
1050-202 Lisboa, Portugal
geral@mutuapescadores.pt
www.mutuapescadores.pt
infomutua2013
hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh