Copy
Noticias do mar, pesca, atividades maritimas, seguros, cooperativas e economia social

A 1ª Cooperativa de utentes de seguros

info.mutuav                                cccccccccccccccccccc              maio 2016 nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn

Em destaque


 

Plano de ação para reforço da ação cooperativa

Estamos com os Pés no Terreno.
Esteja seguro na MÚTUA e TORNE-SE COOPERADOR!

Contacte-nos para mais informações! 96 175 67 40 / 96 502 68 84

Desde o início de 2016 que o Conselho de Administração da Mútua dos Pescadores, Mútua de Seguros, C.R.L. está a por em prática um plano de reforço da ação cooperativa, que visa fortalecer a ligação dos cooperadores e segurados à sua cooperativa, e com isso desenvolver a cooperativa.
Um plano assente em dois princípios fundamentais: participação ativa dos associados na vida e na implementação das políticas da Cooperativa para uma gestão democrática da mesma e levantamento dos problemas e anseios dos cooperadores e segurados, contribuindo para a sua resolução, valorizando as comunidades onde estão inseridos, e contribuindo para o seu desenvolvimento.
Esposende, Caminha, Angeiras, Lagoa de Óbidos, Ericeira, Peniche, Vila do Conde, Sesimbra, Alcochete, Nazaré, foi algum do terreno que já percorremos, mas haverá muito mais.
Acompanhe no nosso site as ações desenvolvidas no âmbito deste plano. Ler mais. 

Dia do Pescador 2016

Várias comunidades ribeirinhas comemoram o Dia Nacional do Pescador, que se assinala no dia 31 de maio, com homenagens, celebrações religiosas, debates e diversas celebrações.

O nosso reconhecimento a todas as pessoas que, com coragem, enfrentando riscos, fazem do mar a sua profissão e a sua vida. Ler mais
 
PARTICIPE!
 

Revista Marés n.º 74 - abril de 2016

Já se encontra em distribuição por todo o país a mais recente edição da Revista Marés, a Revista da Mútua dos Pescadores para o Mar e Economia Social.

Neste número destacamos o plano da Mútua dos Pescadores para reforço da ação cooperativa, a alteração aos estatutos, regulamentos internos e outras deliberações tomadas pela Assembleia Geral de 20 de março, a entrevista à equipa terapêutica da Unidade de Tratamento Intensivo de Toxicodependências e Alcoolismo (UTITA) das forças armadas e o tema da segurança marítima, com artigos de várias entidades com quem trabalhamos em vários fóruns. Ler mais.

Pescas/Mar


Curso de especialização em gestão e valor na fileira alimentar do mar

Este curso visa valorizar a Fileira Alimentar do Mar e os participantes no curso, capacitando-os com conhecimentos gerais sobre as principais tendências da Fileira Alimentar do Mar que afetam a gestão e o valor de projetos e de empresas nos sectores da aquacultura, pesca, transformação, conservação, restauração e distribuição do pescado.
Público-alvo: profissionais e pessoas com vocação para a fileira alimentar do mar
Datas: 28 de maio, 4, 18 e 25 de junho de 2016
Local: Figueira da Foz – Palácio Sottomayor. Ler mais

75 Anos do Bairro dos Pescadores da Nazaré

Nos 75 anos do emblemático Bairro dos Pescadores da Nazaré, nascido um ano antes da Mútua dos Pescadores – a 22 de maio de 1941 – não podíamos deixar de apoiar a iniciativa.
Fazendo também parte da sua história, cedemos alguns materiais que fazem parte do imaginário coletivo de todos os bairros e Casas de Pescadores do País, para a exposição que estará patente na antiga escola primária do Bairro dos Pescadores (atual sede da Universidade Sénior da Nazaré), de 22 de maio a 30 de junho. Uma exposição com fotografias, artigos de jornal e outros objetos ligados à história do Bairro. Ler mais

Os Pescadores

Encontro sobre o Mar e as Comunidades Piscatórias a partir das palavras de Raul Brandão

Encontro organizado por GALATEIA, Edição e Produção Cultural, no âmbito do projeto de investigação artística sobre o litoral português e apoio da Mútua dos Pescadores.
Data: 4 de junho
Local: SCUPA Av. dos Pescadores – 126 a 132 – 2870-114 Montijo.

"Se fecho os olhos sinto logo esta mão áspera e enorme que me leva na noite húmida e cerrada. 
Não vejo o mar, mas envolve-me e penetra-me o hálito salgado e ouço-lhe ao longe o clamor ..."
Excerto de "Os Pescadores", de Raul Brandão Ler mais

Seminário de Salvamento Maritimo

31 de maio e 01 de junho, na Piscina Oceânica de Oeiras
A sessão de abertura do Seminário, às 09:30 do dia 30 de maio, contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Paulo Vistas, a Autoridade Marítima Nacional, representada pelo Almirante Macieira Fragoso e o Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello. Inscrições aqui.
Ler mais

Economia Social


Encontro Portugal Economia Social

A Mútua dos Pescadores foi convidada pela CONFECOOP – Confederação Cooperativa Portuguesa, que integra o Conselho Estratégico da iniciativa, a participar com stand próprio na iniciativa.

Respondemos positivamente ao repto e estivemos na FIL, ao lado dos nossos parceiros do setor cooperativo e social. Ler mais

Campanha Pirilampo Mágico 2016

Campanha da FENACERCI decorre entre 7 e 29 de maio

A Mútua associa-se uma vez mais à Campanha, que visa apoiar a atividade das CERCI, Cooperativas de Solidariedade Social e sensibilizar a comunidade para a problemática das crianças, dos jovens e adultos com deficiência intelectual e multi deficiência ou com problemas de inserção sócio profissional.
Temos disponíveis PIRILAMPOS e restantes materiais nos nossos balcões e dependências. Este ano vamos ter também sacos de pano, pins, t-shirts, canecas e chávenas de café. Ler mais
Convidamos todos os nossos cooperadores e utentes a solidarizarem-se com esta causa!
 

40º Aniversário da COOPOVO - Marinha Grande

40 Anos ao Serviço da População da Marinha Grande

A COOPOVO, Cooperativa de Consumo do Povo da Marinha Grande, fez 40 anos e no dia 14 de maio lançou o Livro “40 Anos ao Serviço do Povo da Marinha Grande: a História da COOPOVO pela voz dos seus construtores”.

A Confederação Cooperativa Portuguesa (CONFECOOP) associou-se às comemorações. Ler mais.

Grupo Mútua


Noticias do Coro Grupo Mútua

Várias dezenas de pessoas, entre trabalhadores da Mútua dos Pescadores, da Ponto Seguro, e amigos, participaram, no dia 1 de abril, a bordo de um cacilheiro, transformado em restaurante – seguro na Mútua dos Pescadores - e sediado na Baía do Seixal, num agradável jantar de convívio, que contou com a atuação do Coro Grupo Mútua.
No dia 7 de abril, o Coro atuou na NAUTICAMPO e no dia 21 de maio, voltou à FIL, para atuar na Feira Portugal Economia Social.
No próximo dia 4 de junho o Coro vai até à Praia de Mira, para atuar na apresentação da exposição da pintora Stella Maris Vallejo. Ler mais

NAUTICAMPO 2016

O Grupo Mútua, representado pela Mútua dos Pescadores e a mediadora Ponto Seguro marcou a sua presença na NAUTICAMPO, que se realizou entre 6 e 10 de abril, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
A feira contou com uma boa afluência de público e participamos com um stand institucional próprio, permitindo assim aos visitantes conhecer melhor os seguros da Mútua dos Pescadores e o catálogo de produtos disponibilizados pela mediadora Ponto Seguro. 

1º de Maio CGTP-IN

Mútua dos Pescadores, Mútua de Seguros, C.R.L., juntamente com a Ponto Seguro, mediação de seguros, lda estiveram presentes nas comemorações do 1º. De Maio da CGTP-Intersindical Nacional, em Lisboa, através de um stand.
Recordamos que a carteira de seguros da central sindical, dos sindicatos filiados e dos seus associados passou recentemente a ser gerida pela mediadora Ponto Seguro. 
Mútua dos Pescadores - Mútua de Seguros CRL
Sede: Av. Santos Dumont n.º 57, 6º, 7º e 8º andares
1050-202 Lisboa, Portugal
geral@mutuapescadores.pt
Tel. 21 393 63 00 - Fax 21 393 63 10
www.mutuapescadores.pt
infomutua2016
hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh