Copy
Noticias do mar, pesca, atividades maritimas, seguros, cooperativas e economia social

info.mutua  -
vvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvvv

Dez 2014

Em destaque


Jornadas & Encontro do Grupo Mútua

As Jornadas do Grupo Mútua realizaram-se entre 06 e 08 de novembro, em Alcanena. O Grupo Mútua (Mútua dos Pescadores e Ponto Seguro) ao decidir efetuar esta reunião anual em Alcanena, quis associar-se às comemorações do 100º aniversário do concelho, já que aí tem um dinâmico balcão de que é ator principal Edgar Coelho, grande responsável por esta escolha. As Jornadas de 2014 foram, pela qualidade da organização e pela participação ativa e fraterna que se observava facilmente, um estímulo para o trabalho exigente, rigoroso e produtivo que todo o Grupo tem pela frente. Ler mais

O VIII Encontro Nacional do Grupo Mútua realizou-se no dia 05 de outubro, no Auditório Municipal de Olhão, com o apoio da Câmara Municipal de Olhão.
Os Fundos Estruturais 2014-2020 para o cluster do mar, designadamente a fileira da pesca e infraestruturas portuárias e lotas, o mar e o Algarve foram os temas debatidos. Ler mais.

Pesca/Mar


Legislação

Plano Estratégico para a Aquicultura Portuguesa:
Documento em fase de discussão pública, que visa estabelecer os princípios e linhas de atuação, no que se refere à concessão de apoios públicos ao desenvolvimento do setor aquícola em Portugal no período de 2014 a 2020. Ler mais.

Programa Operacional Mar 2020:
Também se encontra em consulta pública o Programa Operacional (PO) relativo ao Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, para o período compreendido entre 2014 e 2020. Ler mais
 
Foto de Carla Espada@Doca dos Pescadores de Setúbal

Pesca Profissional, Uma Profissão de Alto Risco

No dia 04 de dezembro, a Mútua dos Pescadores irá participar na consulta pública "Pesca nas Regiões Periféricas" - Painel II "Situação do Setor das Pescas nas Ilhas dos Açores e Madeira" -, organizada pelo Comité das Pescas do Parlamento Europeu.
A apresentação terá como tema "Pesca profissional - Uma Profissão de Alto Risco" e será assegurada por João Delgado, Diretor da Mútua dos Pescadores. Ler mais. 
 

Comunidades ribeirinhas


Dia Nacional do Mar

Este ano, as comemorações oficiais do Dia Nacional do Mar, realizaram-se em Esposende e Lisboa, em 16 e 17 de novembro, respetivamente, numa organização conjunta da Sociedade de Geografia de Lisboa e Câmara Municipal de Esposende.
A Mútua dos Pescadores foi convidada para os dois eventos, tendo-se feito representar e participado activamente nos trabalhos. Ler mais.
 

40ª Meia Maratona da Nazaré

No dia 9 de Novembro, num domingo chuvoso, realizou-se pela 40ª  vez a prova rainha das meias maratonas em Portugal. A prova da Nazaré foi a primeira meia maratona a realizar-se no nosso País.
A organização mais uma vez está de parabéns, pois apesar de todas as dificuldades encontradas a prova não deixou de se realizar. A Mútua dos Pescadores foi uma das organizações a apoiar a prova e o segurador de todos os atletas participantes. Ler mais.
 

Concurso Pesca - Clube Naval de Portimão

No dia 14 de setembro o Clube Naval de Portimão organizou o Concurso de Pesca de 2014 e o Terceiro Convívio de Sócios deste Clube Naval.
Participaram sete embarcações na classe quatro, no total de 23 participantes. A classe cinco contou com cinco embarcações e um total de 12 participantes.
A iniciativa contou com o apoio da Mútua dos Pescadores, que ofereceu também o troféu atribuído aos vencedores (foto lateral esquerda). 

Ação de formação "Estrela do Mar" - liderança e cidadania

Na continuação das ações de formação para a liderança e cidadania Estrela do Mar (Promar/Eixo 3/Ações Coletivas) promovidas pela Mútua, e da criação da Associação com o mesmo nome, a CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego desafiou a Mútua dos Pescadores e a Associação Estrela do Mar para a realização de uma ação de formação destinada aos seus órgãos sociais, que tem como objetivos sensibilizar as mulheres para a legislação portuguesa, nomeadamente para os direitos das mulheres no Trabalho, na proteção à maternidade (e o exercício alargado da parentalidade), contextos de segregação laboral e aspetos da conciliação entre atividade familiar e profissional, bem como formas possíveis de debelar estas situações.
A ação decorre no dia 15 de Dezembro, em Sines, na sede da Associação local de Armadores de pesca, proporcionando-se ainda às mulheres, no dia 16, um encontro de trabalho para dar forma ao Plano de Atividades para 2015 (a elaborar a partir dos resultados das reuniões já ocorridas durante as ações de formação anteriores). 
Foto: participantes última ação formação Estrela do Mar/Promar/Eixo3, Lisboa, IPMA, 19 e 20 setembro

Espaço Mútua/Ponto Seguro

Plano de Atividades e Orçamento para 2015

O Conselho Nacional, órgão social nacional da Mútua dos Pescadores, reúniu em Lisboa, no dia 29 de novembro, para discutir e emitir parecer sobre a proposta de plano de atividades e orçamento para 2015.
O documento final será aprovado pelos cooperadores reunidos em Assembleia Geral, no dia 14 de dezembro, na sede da Confederação Portuguesa das Coletividades, pelas 09h30, em Lisboa. Ler mais.

Coro Mútua
No dia 11 de dezembro o Coro Mútua - Coro dos Trabalhadores da Mútua dos Pescadores e Ponto Seguro irá atuar no final da reunião Comissão Permanente de Acompanhamento para a Segurança dos Homens no Mar, em Setúbal.
Acompanhe as noticias do Coro Mútua através da sua página no Facebook.

A Mútua foi notícia...
Acompanhe no nosso site as últimas publicações referenciando a Mútua dos Pescadores.
Destacamos a mais recente:
Revista Pontos de Vista, edição de julho: o artigo "Cooperativismo - Porque sim!".
Revista Segurança, edição julho/agosto: o artigo "Mútua dos Pescadores - Um Segurador Diferente"

Tome nota...

A proposta de seguro é na realidade a base de um contrato, o contrato de seguro!

O proponente deve incluir neste documento os elementos essenciais do interesse/risco a ser garantido, manifestando simultaneamente, pleno conhecimento das condições contratuais.
É a partir do que é declarado na proposta de seguro que a companhia de seguros avalia o risco e decide se o pretende cobrir, é também com base nas informações constantes da proposta que o segurador apura o prémio a cobrar.
Ler mais

Economia Social


Casa António Sérgio

Foi criada e está disponível uma página de Facebook da Casa António Sérgio. A Casa da Travessa do Moinho de Vento, em Lisboa, foi habitação de António Sérgio desde 1926 até 1969, e é a depositária da sua biblioteca e arquivo desde 1988. Ler mais.
Mútua dos Pescadores - Mútua de Seguros CRL
Sede: Av. Santos Dumont n.º 57, 6º, 7º e 8º andares
1050-202 Lisboa, Portugal
geral@mutuapescadores.pt
www.mutuapescadores.pt
infomutua2013
hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh