Copy
View this email in your browser

NEWSLETTER II 2021

INTERCER - Promoção da Internacionalização da Cerâmica Portuguesa
APICER promove Seminário de Apresentação do projeto SIAC nº 47238,
dia 11 de março de 2021 às 10h00

O projeto “INTERCER - Promoção da Internacionalização da Cerâmica Portuguesa”, pretende definir e comunicar um novo posicionamento para a “cerâmica made in Portugal”. A iniciativa tem como ambição comunicar, de forma coerente e consistente, essa ideia forte e, também, assegurar que essa comunicação chega às audiências certas nos mercados internacionais.

O lançamento deste projeto, cofinanciado pelo COMPETE 2020 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas, será realizado através de um evento online a realizar no próximo dia 11 de março às 1ohoo. Oportunamente será enviado o Programa e o Convite.
            NOVIDADE          

Exportações de produtos cerâmicos com evolução menos desfavorável do que a média nacional em ano de pandemia

 
De acordo com os dados preliminares divulgados pelo INE em 09/02/2021, no ano de 2020 as exportações portuguesas de produtos cerâmicos ascenderam a 662.259.265 euros, o que representa uma variação de -6,4% face ao ano de 2019.
Num ano marcado pela pandemia do Covid-19 e pela adoção de medidas de forte restrição à atividade económica e social, com impacto profundo na generalidade das economias mundiais, o desempenho das nossas exportações de cerâmica é, ainda assim, menos desfavorável do que o verificado para o conjunto das exportações nacionais de bens, em que a variação registada foi de -10,2%.
 
Os dados para o ano de 2020, nomeadamente os que dizem respeito aos meses de março a dezembro, refletem os efeitos da pandemia do Covid-19 e, nomeadamente, o período que coincidiu com o estado de emergência com confinamento obrigatório que se iniciou em Portugal no dia 19 de março e se prolongou até ao dia 2 de maio de 2020.
A cerâmica continua a destacar-se pela sua contribuição positiva para a balança comercial portuguesa (474,5 milhões de euros em 2020), atingindo uma taxa de cobertura das importações pelas exportações que ascendeu a 352,7%.
No ano de 2020 as nossas exportações de produtos cerâmicos chegaram a 160 mercados internacionais.

Já são conhecidas as PME Líder 2020


O IAPMEI, em parceria com o Turismo de Portugal, os bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua, deram a conhecer as empresas distinguidas com o estatuto PME Líder 2020, com base nos seus níveis de solidez e de desempenho económico-financeiro.
No âmbito da indústria de cerâmica foram distinguidas 15 empresas associadas, que felicitamos por esta distinção: Primus Vitória - Azulejos, S.A.; Dominó - Indústrias Cerâmicas, S.A.; Gresart - Cerâmica Industrial, S.A.; Kerion - Indústria de Cerâmica Técnica, Lda.; Soladrilho - Sociedade Cerâmica de Ladrilhos, S.A.; Cerâmica de Quintãs, Lda.; Cerâmica F. Santiago, Lda.; Cerâmica de Pegões - J. G. Silva, S.A.; C.S. - Coelho da Silva, S.A.; Fapor - Faianças de Portugal, Lda.; Porcel - Indústria Portuguesa de Porcelanas, S.A.; António Rosa - Cerâmicas, Lda.; Cerâmirupe - Cerâmicas, Lda.; Jomazé - Louças Artísticas e Decorativas, Lda. e Perpétua, Pereira & Almeida, Lda.

CIP lança estudo pioneiro sobre sobre Economia Circular

A CIP – Confederação Empresarial de Portugal acaba de lançar, em parceria com a Ey-Parthenon, o Projecto E+C – Economia mais Circular. Trata-se do “maior e mais completo” estudo alguma vez feito em Portugal sobre este tema e será desenvolvido, em colaboração estreita com as empresas, ao longo de 12 meses. Além de fazer um levantamento da Economia Circular em Portugal – identificando as boas práticas já adotadas e os projectos em curso – o E+C procura estimular a adopão de uma metodologia de medição da circularidade nas empresas portuguesas amplamente testada a nível internacional.
 
A urgência da transição de uma Economia Linear para uma Economia Circular está bem patente no quadro das políticas nacionais e europeias, e é condição essencial ao crescimento sustentável, bem como a uma economia competitiva e neutra em carbono.
            NOTÍCIA           

Reino Unido no pós-Brexit

O Portugal Exporta conta com uma nova secção com informação útil sobre como exportar para o Reino Unido no pós-Brexit.
Veja mais
aqui

Seminário Política Comercial PT

Decorreu no passado dia 10 de fevereiro o webinar sobre Seminário Política Comercial. Organizado pela Direção-Geral das Atividades Económicas, do Ministério da Economia e da Transição Digital, em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.
 
Neste webinar foram discutidos temas relevantes para a internacionalização das empresas e para a defesa da indústria, nomeadamente os acordos de comércio livre da União Europeia ou os instrumentos de defesa comercial. O webinars contou com a presença do Dr. Marcelo Sousa, Director - Geral da Matcerâmica e Vice-Presidente da FEPF - European Federation of Ceramic Table- and Ornamentalware

Renovada linha de seguro de créditos para exportações


Linha de Seguro de Créditos à Exportação de Curto Prazo para países fora da OCDE, que é gerida pela COSEC no âmbito do sistema de seguros com garantia do Estado (SCGE), foi renovada por despacho do Ministério da Economia e Transição Digital e do Ministério das Finanças, e abrange agora transações a partir de 10 mil euros, disponibilizando às empresas portuguesas que queiram exportar para estes destinos um montante de 300 milhões de euros.
Ver mais
aqui
NOTÍCIAS DO SETOR


VISTA ALEGRE conquistou 17 prémios de DESIGN INTERNACIONAL em 2020 

Centro de Portugal tem "grande potencial" na área do Turismo Industrial


SAINT- GOBAIN PORTUGAL lança solução que actua na purificação do ar

Inspirado na cerâmica de Aveiro, "Fábrica" procura participantes 

RÉVIGRÉS no ranking da GLOBAL REPSCORE 2021

Um olhar pela faiança do Barroco

Design é trunfo para revitalizar olaria tradicional e cerâmica

ROCA lança três lavatórios murais capazes de transformar o espaço de banho

Helexia e GRESART apostam na transição energética com instalação de central fotovoltaica

Conversa sobre olaria e cerâmica junta oradores internacionais no IPCA

RECER recebe pelo 6º ano consecutivo o PRÉMIO CINCO ESTRELAS

Design contemporâneo em peças de cerâmica em barro negro

REVIGRÉS apresenta novas soluções no CATALOGO 2021

ROCA ONE DAY DESIGN CHALLENGE de volta em formato online

RECER lança nova colecção MAGNES

Está a receber esta informação porque recebemos o seu consentimento, ao abrigo do novo RGPD.
Politica de Privacidade e Segurança da Apicer aqui
APICER
Rua Coronel Veiga Simão, Edificio C
3025-307 Coimbra
T.+351239497600
F.+351239497601
www.apicer.pt
info@apicer.pt
GPS. 40º 13' 47'' N - 8º 26'' 28'' W
 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria · Rua Coronel Veiga Simão · Edificio C · Coimbra 3025-307 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp