Copy
View this email in your browser

NEWSLETTER VII 2020

PRIMEIRA MÃO
Brexit - Novidades


Foi publicada a lista de bens, importados pelo Reino Unido com origem na UE, a serem objeto de controlo a partir de 1 de janeiro de 2020.
Recomendamos a consulta dessa lista, que poderão encontrar no website:
https://www.gov.uk/guidance/list-of-goods-imported-into-great-britain-from-the-eu-that-are-controlled?utm_source=1401f1eb-5c68-4c82-9a53-ab56678662f8&utm_medium=email&utm_campaign=govuk-notifications&utm_content=immediate 
Aproveitamos para recordar que a Direção-Geral das Atividades Económicas, do Ministério da Economia e da Transição Digital, dedica uma parcela do seu site ao Brexit, incluindo uma ligação para os diversos avisos preparatórios que a Comissão Europeia tem publicado

            NOVIDADE           

Edição da revista Kéramica n.º365 já está On-line!
Veja revista aqui

Decreto-Lei n.º 35/2020 
Agentes cancerígenos e mutagénicos


No próximo mês, entra em vigor o Decreto-Lei n.º 35/2020 que irá alterar a proteção dos trabalhadores contra os riscos ligados à exposição durante o trabalho a agentes cancerígenos e mutagénicos.
 
Depois de alertar os seus associados com um diploma, a APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria, em conjunto com o CTCV, analisou e comentou este Decreto-Lei, para que fosse possível uma melhor compreensão do mesmo.
 
Veja aqui a circular com os comentários e análise

Novo Mestrado em Manufatura Aditiva (MMA) – Universidade Aveiro
 

O Mestrado em Manufatura Aditiva (MMA) da Universidade de Aveiro é uma das mais recentes ofertas de formação superior desta universidade e é da responsabilidade de três das suas unidades orgânicas: o Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DEMaC), o Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e a Escola Superior Aveiro Norte (ESAN).
 
O MMA tem por objectivos formar profissionais com conhecimentos sólidos nas áreas de: ciência de materiais para MA; tecnologias baseadas em MA; conceção e projeto integrado, pensado para MA; modelação, simulação numérica e técnicas de otimização capazes de responder às atuais e futuras exigências da indústria produtora, transformadora e utilizadora de tecnologias de fabrico aditivo e, ainda, introduzir mudanças estruturais no sector (investigação/desenvolvimento/produção).
Mais informações aqui

EN-H2 Estratégia Nacional para o Hidrogénio
Consulta pública (22/05/2020 – 06/07/2020)

 

Esteve em consulta aberta, entre 2020-05-22 e 2020-07-06, a estratégia Nacional para o Hidrogénio

Veja o documento aqui
Veja o Conselho de Ministros aqui

Politécnico de Leiria abre curso TeSP em Gestão e Tecnologias Avançadas em Recursos Minerais na ESTG
 

O Politécnico de Leiria acaba de abrir as candidaturas para o seu novo curso Técnico Superior Profissional (TeSP) em Gestão e Tecnologias Avançadas em Recursos Minerais, que será lecionado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). O novo curso tem a duração de dois anos, conta com estágio curricular e pretende dar resposta, de forma inovadora, às necessidades no setor dos recursos minerais. As candidaturas ao TeSP em Gestão e Tecnologias Avançadas em Recursos Minerais decorrem até ao dia 31 de agosto.     

Este curso é o primeiro TeSP de formação em tecnologias avançadas associadas à Indústria 4.0 aplicadas aos recursos minerais, num setor com alta empregabilidade. O curso TeSP em Gestão e Tecnologias Avançadas em Recursos Minerais visa formar técnicos capazes de gerir operações industriais no setor dos recursos minerais, tendo em vista a eficiência, a produção colaborativa, a relação cliente-fornecedor, a personalização de produtos e a otimização e sustentabilidade de produtos e processos.
As candidaturas ao curso TeSP em Gestão e Tecnologias Avançadas em Recursos Minerais podem ser efetuadas online, no site do Politécnico de Leiria, através do link:
https://candidaturas.ipleiria.pt

O Cencal já retomou a formação presencial!



Veja todas as formações em www.cencal.pt

A Cerame-Unie, Federação Europeia para a Indústria de Cerâmica, lançou um Ciclo de Webinars dedicados ao tópico da Economia Circular. O Seminário on-line de oportunidades de economia circular para a indústria cerâmica, sob o Acordo Verde Europeu, forneceu uma visão geral da contribuição da indústria cerâmica para a economia circular e reuniu mais de 170 participantes.
 
O próximo seminário on-line Construção Sustentável através da Economia Circular sob o Green Deal, que ocorrerá na quarta-feira, 30 de setembro, das 09:00 às 10:30, via ZOOM, e se concentrará na contribuição da cerâmica em produtos de construção para construção circular e sustentável e os desafios que temos pela frente.
 
Marque já na sua agenda e Inscreva-se aqui

     O CTCV encontra-se a promover cursos nas áreas de Gestão e Melhoria, e Segurança e Saúde no Trabalho.


Verifique o calendários e inscreva-se
Saiba mais em:
https://bit.ly/317V6rP

NOTÍCIAS DO SETOR
APICER
Rua Coronel Veiga Simão, Edificio C
3025-307 Coimbra
T.+351239497600
F.+351239497601
www.apicer.pt
info@apicer.pt
GPS. 40º 13' 47'' N - 8º 26'' 28'' W
 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria · Rua Coronel Veiga Simão · Edificio C · Coimbra 3025-307 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp