Copy
View this email in your browser

NEWSLETTER VIII 2020

            NOVIDADE           

Webinars Google – Caminhos para um negócio global

 

15, 17 e 21 de setembro – 10h00
A aposta no digital é cada vez mais importante para as empresas que pretendem crescer num mercado global, e é a pensar nessas empresas que a Google e a AICEP vão promover nos dias 15, 17 e 21 de setembro três webinars dedicados à importância do digital para o crescimento do negócio, às ferramentas essenciais para se tornar global e à melhor forma de chegar a clientes de todo o mundo através do online.
A primeira sessão, agendada para 15 de setembro, terá como tema As oportunidades internacionais no online. Beltrán Atienza, consultor da Google para a área de crescimento internacional, irá incidir na identificação de oportunidades, a avaliação dos mercados, as estratégias e as ferramentas disponíveis para encontrar os mercados mais adequados, nomeadamente a Market Finder.
O segundo webinar, marcado para 17 de setembro, terá como tema Prepare-se para se tornar global. Farão parte do painel de oradores Iulia Crisan, consultora para a área de crescimento internacional da Google, e Carla Coutinho, gestora na área de indústria e sector móvel da Google. Nesta sessão serão abordadas questões logísticas, tais como os pagamentos e os serviços de apoio ao cliente, os obstáculos mais comuns ao longo do processo de internacionalização, bem como as formas de otimizar o site da empresa para proporcionar uma experiência positiva aos clientes e aumentar o volume de vendas.
A terceira e última sessão, agendada para 21 de setembro, será dedicada ao marketing digital sob o tema Promover o e-commerce para chegar aos clientes de todo o mundo. Mariana Matos, gestora de conta para a área de anúncios e vendas em larga escala da Google, irá percorrer uma lista do que é fundamental para começar a exportar online. O objetivo é dar a conhecer os vários tipos de campanhas que podem ser promovidas para aumentar as exportações e alcançar o sucesso além-fronteiras.
    Inscreva-se nos webinars e coloque as suas questões
 
15 de setembro - As oportunidades internacionais no online - INSCREVA-SE AQUI >>
 
 
17 de setembro - Prepare-se para se tornar global - INSCREVA-SE AQUI >>
 
 
21 de setembro - Promover o e-commerce para chegar aos clientes de todo o mundo - INSCREVA-SE AQUI
INSCREVA-SE AQUI >>
 

A Cerame-Unie, Federação Europeia para a Indústria de Cerâmica, lançou um Ciclo de Webinars dedicados ao tópico da Economia Circular. O Seminário on-line de oportunidades de economia circular para a indústria cerâmica, sob o Acordo Verde Europeu, forneceu uma visão geral da contribuição da indústria cerâmica para a economia circular e reuniu mais de 170 participantes.
 
O próximo seminário on-line Construção Sustentável através da Economia Circular sob o Green Deal, que ocorrerá na quarta-feira, 30 de setembro, das 09:00 às 10:30, via ZOOM, e se concentrará na contribuição da cerâmica em produtos de construção para construção circular e sustentável e os desafios que temos pela frente.
 
Marque já na sua agenda e Inscreva-se aqui

     Academia CTCV - "Certificado de Segurança"
18 e 25 de setembro | 9:00 - 17:00

A segurança dos profissionais que intervêm ativamente em unidades industriais requer atitudes que promovam uma melhoria na qualidade de trabalho. São necessárias várias precauções para que estes técnicos não se exponham a riscos e que atuem consoante a realização de vários procedimentos. Desta forma, o CTCV lança o curso Certificado de Segurança.


Inscreva-se aqui

     O CTCV encontra-se a promover cursos nas áreas de Gestão e Melhoria, e Segurança e Saúde no Trabalho.


Verifique o calendários e inscreva-se
Saiba mais em:
https://bit.ly/317V6rP

Atividade desenvolvida pela Cerame Unie em                                   julho

 

16 de julho – Divulgação de um Press Release sobre o Pacote de Recuperação da UE (ver aqui), referindo a urgência de um rápido acordo para assegurar acesso  a fundos, principalmente a empresas PME.

23 de julho – Divulgação da Posição da Cerame Unie à Revisão do Regulamento de Transporte de Resíduos (Waste Shipment Regulation) (ver aqui)

23 de julho – Divulgação da Posição da Cerame Unie à Iniciativa Europeia Renovation Wave (ver aqui)

- 11 Agosto 2020 | INSTRUÇÃO N.º 3/2020:  Minuta de contrato de aquisição de energia elétrica pelo comercializador de último recurso a produtores, nos termos do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 76/2019, de 3 de junho

 

-  17 Agosto 2020 | Comunicado:  ERSE recomenda fim de taxas de juros diferenciadas por atraso no pagamento de faturas

                 Autoridade Tributária e Aduaneira

Instruções administrativas

 

Medidas Fiscais e Aduaneiras

​​​IVA  - Perante a situação epidemiológica que o país atravessa e na tentativa de minimizar os seus efeitos, face ao calendário fiscal, às obrigações de pagamentos para o segundo trimestre de 2020 e às demais obrigações fiscais e aduaneiras, foram adotadas as seguintes medidas:​

  • ​​​O pagamento de IVA, aplicável aos regimes normal mensal e trimestral, poderá ser efetuado: de forma imediata ou de forma fracionada em 3 ou 6 prestações mensais, sem juros, pelos sujeitos passivos com um volume de negócios até 10 milhões de euros, apurado em 2018, ou que tenham iniciado a sua atividade a partir de 01 de janeiro de 2019 (artigo 1.º e artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 10-F/2020 de 26 de março). Para os restantes sujeitos passivos, o pagamento pode efetuado de forma fracionada, caso tenham verificado uma diminuição da faturação comunicada através do e-fatura de, pelo menos, 20% na média dos três meses anteriores ao mês em que esta obrigação tenha de ser cumprida, em comparação ao mesmo período do ano anterior. (artigo 1.º e artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 10-F/2020 de 26 de março).
    Estes pagamentos em prestações estão dispensados de apresentação de garantia. (artigo 1.º e artigo 2.º do 
    Decreto-Lei n.º 10-F/2020 de 26 de março)
    Esta medida também é aplicável às instituições particulares de solidariedade social, cooperativas de solidariedade social, organizações não governamentais das pessoas com deficiência e equiparadas. (
    Portaria n.º 85-A/2020, de 03/04​)
  • As declarações periódicas de IVA, referentes ao período de fevereiro de 2020, a entregar no prazo legal previsto no n. º 1 do artigo 41. º do CIVA, podem ser calculadas tendo por base os dados constantes do E-Fatura, devendo a regularização da situação ser efetuada por declaração de substituição desde que essa substituição e respetivo pagamento/acerto ocorra até 20 de dezembro de 2020, com base na totalidade da documentação de suporte, sem quaisquer acréscimos ou penalidades. (Despacho n.º 129/2020 – XXII – SEAF e Despacho n.º 229/2020-XXII – SEAF​)​​
     
  • As declarações periódicas de IVA referentes ao período de março de 2020, do regime mensal, e ao período de janeiro a março de 2020, do regime trimestral, podem ser calculad​as tendo por base os dados constantes do E-Fatura, não carecendo de documentação de suporte, designadamente reconciliações e documentos físicos, devendo a regularização da situação ser efetuada por declaração de substituição desde que essa substituição e respetivo pagamento/acerto ocorra até 20 de dezembro de 2020. (Despacho n.º 153/2020-XXII – SEAF​ e Despacho n.º 229/2020-XXII – SEAF)

    A simplificação no cumprimento desta obrigação declarativa aplica-se aos sujeitos passivos:
  • ​A obrigação de entrega da IES/DA, prevista no artigo 29.º, n.º 1 alínea h) do Código do IVA, pode ser cumprida até ao ao dia 15 de setembro de 2020. (Despacho n.º 259/2020-​​XXII – SEA​AF​)
  • Para as micro, pequenas e médias empresas (PME) e cooperativas:
    • Quando o montante de liquidações de IVA for superior ao imposto devido, o reembolso será efetuado no prazo de 15 dias após a entrega da respetiva declaração.  (Lei n.º 29/2020 de 31 de julho)
  • Atribuição de isenção de IVA, aos sujeitos passivos de IVA que procedam a donativos ao Estado, a instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e a organizações não governamentais sem fins lucrativos (ONGs). (Despacho n.º 122/2020 - XXII – SEAF)
  • A entrega das declarações periódicas de IVA, do regime mensal, referentes ao período de julho, pode ser efetuada até 20 de setembro, e o pagamento do imposto exigível pode ser efetuado até dia 25 de setembro (Despacho 330/2020-XXII de 13/08​).
  • A isenção de IVA, até 31 de dezembro de 2020, para as transmissões e aquisições intracomunitárias de bens necessários para combater os efeitos do surto de COVID-19 pelo Estado e outros organismos públicos ou por organizações sem fins lucrativos. (Lei n.º 13/2020, de 07/05)
  • ​A aplicação da taxa reduzida de IVA, até 31 de dezembro de 2020, às importações, transmissões e aquisições intracomunitárias de máscaras de proteção respiratória e de gel desinfetante cutâneo. (Lei n.º 13/2020, de 07/05  e Despacho n.º 5335-A/2020, de 07/05​)​
NOTÍCIAS DO SETOR
APICER
Rua Coronel Veiga Simão, Edificio C
3025-307 Coimbra
T.+351239497600
F.+351239497601
www.apicer.pt
info@apicer.pt
GPS. 40º 13' 47'' N - 8º 26'' 28'' W
 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria · Rua Coronel Veiga Simão · Edificio C · Coimbra 3025-307 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp