Copy
View this email in your browser

NEWSLETTER IV 2020

PRIMEIRA MÃO

Inúmeras empresas da Indústria da Cerâmica e da Cristalaria, suspenderam ou reduziram a sua atividade laboral por força das circunstâncias do COVID-19.

O regresso gradual vai acontecendo, embora com cuidados redobrados e implementando medidas para assegurar condições de segurança nos postos de trabalho e saúde dos seus colaboradores.

No contexto da indústria portuguesa o sector cerâmico é um sector importante.

Em 2019 a Indústria de Cerâmica atingiu o 4º melhor desempenho no que diz respeito à taxa de cobertura das importações pelas exportações e representando 1,2% das exportações totais de bens em 2019.

É necessário continuarmos a trabalhar, contribuindo assim para o crescimento da economia nacional, das empresas e das famílias.

Por tudo isso, acreditamos resiliência nas nossas empresas!

                                 Força!

 

                ALERTA             

ERSE prolonga até 30 de junho medidas excecionais e fixa novas medidas para o setor da energia
 
A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, atendendo à continuação da emergência de saúde pública suscitada pela pandemia de COVID-19, e depois de, numa primeira fase, ter aprovado conjunto de medidas excecionais e urgentes, procedeu à prorrogação dos prazos inicialmente previstos, regulamentando o fracionamento de pagamentos e estabelecendo novas medidas para o setor da energia.
 
O comunicado prevê os custos suportados pelas empresas com as Tarifas de Acesso à Rede e aplica-se indistintamente à eletricidade e ao gás natural, uma vez que só esta parte da fatura é que é da competência da ERSE. À luz do comunicado:
1. As empresas que entrarem em regime de lay-off por virtude das circunstâncias excecionais do Covid 19, passam a pagar apenas a parte da tarifa de acesso à rede correspondente ao consumo que tiverem em cada mês, contrariamente ao que acontece no regime em que a tarifa é paga pelo valor contratado, independentemente dos níveis de consumo;
 
2. No que diz respeito aos níveis de consumo de energia (eletricidade ou gás natural) de cada empresa, e muito embora esta matéria não seja da responsabilidade da ERSE como anteriormente dissemos, as empresas deverão contactar os respetivos comercializadores para informar que irão reduzir os consumos de gás e/ou eletricidade contratados, em virtude de entrarem em regime de lay-off, ou mesmo fora deste regime, no caso de terem que reduzir os seus consumos por motivo de força maior, relacionada com a situação anómala que vivemos.
 
Alertamos para o conteúdo do Artigo 4.º do Regulamento (em anexo) de medidas excecionais no âmbito do SEN e do SNGN. Veja o comunicado
aqui

A APICER manteve-se ON
 
Em teletrabalho o quadro pessoal da APICER esforçou-se para dar resposta a todas as solicitações que a situação epidemiológica motivou.
A FAF com quem a APICER tem um protocolo de colaboração há largos anos, reforçou a sua presença junto da associação, com a partilha de inúmeros pareceres que foi produzindo à medida que era publicada legislação relevante para as empresas.
APICER fornece aos seus associados informação atual e relevante com esclarecimentos sobre medidas de apoio, legislação e outra informação aqui  

 
            NOVIDADE           

A AICEP está a promover um conjunto de webinars dedicados a vários mercados onde o seu delegado no país abordará o impacto económico da pandemia, os setores mais afetados, os problemas logísticos e as oportunidades e apoios de que poderão beneficiar as empresas portuguesas.
No passado dia 24 decorreu o “Webinar Market – França: Situação Atual e Novas Condições de Mercado”  e no  dia 28 o “Webinar  Market – Alemanha: Situação Atual e Novas Condições de Mercado”.
Indicamos infra, os links para consulta dos documentos sobre as sessões e informação atualizada sobre os mercados em questão:
 

França:

Apresentação realizada pelo Delegado da AICEP em Paris   
Vídeo da sessão
França - Impactos da COVID-19 e medidas de apoio  

Alemanha:

Apresentação realizada pelo Delegado da AICEP em Berlim
Vídeo da sessão 
Alemanha - Impactos da COVID-19 e medidas de apoio 

Webinar
COVID – 19 | Medidas Extraordinárias de Apoio à Economia e de Manutenção do Emprego 

7 de maio 2020 | 16:30

 

A APICER e o CTCV com a colaboração da Agência para a Competitividade e Inovação – IAPMEI, vai realizar no próximo dia 7 de maio a partir das 16h30, um webinar, que permitirá às empresas em situação de paragem de atividade total ou parcial, obter informações e esclarecimentos relativos às medidas de apoio de caráter extraordinário e temporário – Linhas de Crédito, a fim de aliviar o impacto da pandemia na atividade económica e conferir aos empresários instrumentos que lhes permitam manter a atividade e os postos de trabalho. Ainda neste webinar serão apresentados os Novos Sistemas de Incentivos COVID-19, que possibilitem às empresas a criação de novas oportunidades. 


Inscrição: https://bit.ly/3f4L8Mv

ACT disponibiliza recomendações para Adaptar os Locais de Trabalho e Proteger os Trabalhadores 


Aproximando-se o fim do estado de emergência e o regresso ao local de trabalho de muitos daqueles que estiveram em confinamento, é essencial garantir que esse regresso aconteça com segurança, saúde e bem-estar.
O  Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em articulação com a ACT e a DGS elaboraram um documento que identifica 19 Recomendações para Adaptar os Locais de Trabalho e Proteger os Trabalhadores. Ver
aqui  

Webinar “Locais De Trabalho Seguros Em Tempos De Covid-19”
Realizado  no dia em que se celebrou o Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho  (28 de abril) e foram lançadas 19 Recomendações para Adaptar os Locais de Trabalho e Proteger os Trabalhadores
Veja o vídeo
, aqui  

 
NOTÍCIAS DO SETOR
APICER
Rua Coronel Veiga Simão, Edificio C
3025-307 Coimbra
T.+351239497600
F.+351239497601
www.apicer.pt
info@apicer.pt
GPS. 40º 13' 47'' N - 8º 26'' 28'' W
 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria · Rua Coronel Veiga Simão · Edificio C · Coimbra 3025-307 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp