Copy
View this email in your browser

NEWSLETTER IV 2021

Exportações de Cerâmica aumentaram 0,7% em fevereiro de 2021


Em fevereiro de 2021 as exportações portuguesas de produtos cerâmicos atingiram o valor de 61.071.564 euros, e registaram uma variação homóloga nominal de +0,7% relativamente ao mesmo período do ano anterior.
Os produtos que apresentaram melhor desempenho foram as estatuetas e outros objetos de ornamentação e as telhas cerâmicas, com variações de +20,3% e +16,5%, respetivamente. Também em crescimento, mas de forma mais moderada, os pavimentos e revestimentos cerâmicos (+0,9%) e a cerâmica de mesa e uso doméstico em faiança, grés e barro comum (+0,6%).
Em contração, estiveram as exportações de louça sanitária e de cerâmica de mesa e uso doméstico em faiança, com variações de -3,9% e -31,4%, respetivamente.
 
Os principais mercados de destino em fevereiro de 2021 foram a França, Espanha, Estados Unidos da América, Alemanha e Reino Unido que representaram, em conjunto, 63,7% do valor das exportações de produtos cerâmicos neste período.
 
De acordo com a abrangência geográfica correspondente às NUTS-2013, a Região de Aveiro foi responsável por 43,2% do valor das nossas exportações de produtos cerâmicos em fevereiro de 2021, seguindo-se a Região de Leiria (21,0%), Norte (10,6%), Oeste (10,5%) Região de Coimbra (4,5%) e outros.
            NOVIDADE          

Parlamento Europeu ratifica acordo comercial pós-Brexit


O Parlamento Europeu ratificou, por ampla maioria, o acordo que regerá a relação comercial pós-Brexit entre a União Europeia (UE) e o Reino Unido.
A ratificação põe um ponto final na longa novela da saída britânica da UE – mais de quatro anos após o plebiscito no qual os cidadãos do país votaram pelo Brexit, em junho de 2016 – e encerra definitivamente os 47 anos de presença do país no bloco.
 
A votação no Parlamento Europeu, realizada por meio de voto secreto na tarde de terça (27 de abril), determinou a aprovação do tratado por 660 votos a favor, 5 contra e 32 abstenções.
 
Veja mais informação
aqui e a informação disponibilizada no site da AICEP sobre o assunto aqui
FAQ sobre o BREXIT e marcação UKCA aqui

Eurodeputados aprovam o programa de investigação e inovação Horizonte Europa


O programa, que abrange o período 2021-2027, ajudará os sistemas de saúde da UE a preparar-se para pandemias e contribuirá para a descarbonização, digitalização e inovação da indústria. 
  • Orçamento global de 95,5 mil milhões de euros, incluindo 5,4 mil milhões do plano de recuperação Next Generation EU
  • Forte ênfase na saúde, na digitalização e no apoio às PME inovadoras
  • Programa aplicado provisoriamente desde 1 de janeiro de 2021
 Ver notícia aqui  

A ERSE- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos divulga o primeiro Boletim dos Preços UE-27 de Combustíveis referente ao 1º. trimestre de 2021

 
Com o objetivo de reforçar a literacia dos consumidores na área da energia é também publicado um vídeo pedagógico destinado a explicar como se calculam os preços dos combustíveis em Portugal.
 

Aceda ao Boletim dos Preços UE-27 de Combustíveis
Aceda ao vídeo - Como se calculam os preços dos combustíveis

 
A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos publicou os Boletins de Comparação de Preços de Eletricidade e de Gás Natural Eurostat relativos ao 2º. Semestre de 2020.
O boletim da eletricidade compara os preços em Portugal com os preços de eletricidade na União Europeia divulgados pelo Eurostat e complementados com a informação de preços recolhida pela ERSE. A informação carateriza a evolução dos (i) preços médios globais nos segmentos doméstico e não-doméstico, (ii) preços médios da banda mais representativa para ambos os segmentos de consumo, (iii) preços médios por cada banda de consumo, assim como (iv) preços médios por nível de tensão para o segmento não-doméstico.
 
O boletim de comparação de preços de gás natural, compara os preços em Portugal com os preços de gás natural dos países da Área do Euro e da União Europeia. Tem por base a informação publicada pelo Eurostat relativa aos preços de gás natural na União Europeia, complementada com a informação de preços recolhida pela ERSE.
A informação caracteriza a evolução dos (i) preços médios globais nos segmentos doméstico e não-doméstico, (ii) preços médios da banda mais representativa para ambos os segmentos de consumo, (iii) preços médios por cada banda de consumo, assim como (iv) preços médios por nível de pressão.
 

Aceda ao Boletim Comparação de Preços de Eletricidade Eurostat
 
Aceda ao Boletim Comparação de Preços Gás Natural Eurostat

Tarifas de gás natural
 

Saiba como se calculam os preços do gás natural. A ERSE propôs, para o período de 1 de outubro de 2021 a 30 de setembro de 2022, descidas nas tarifas de acesso às redes e uma variação tarifária de 0,8% dos preços de gás natural destinado aos 245 mil clientes do mercado regulado, com consumos inferiores ou iguais a 10 000 m3/ano. Até 1 de outubro próximo, mantêm-se em vigor os tarifários atuais.

Conferência sobre o Futuro da Europa: lançamento da plataforma digital multilingue

 
O ponto central da Conferência, revelado pelos copresidentes do Conselho Executivo, permitirá aos cidadãos ajudar a moldar o futuro da União.
O Conselho Executivo da Conferência sobre o Futuro da Europa, composto por representantes do Parlamento Europeu, do Conselho da União Europeia e da Comissão Europeia, lança a plataforma digital multilingue para a Conferência sobre o Futuro da Europa e convida todos os cidadãos europeus a contribuírem para moldar o seu próprio futuro, assim como o de toda a Europa. A plataforma, disponível em 24 línguas, permite aos cidadãos de toda a UE partilhar e trocar ideias e pontos de vista em eventos organizados em linha
 
Ver notícia aqui 

Parlamento aprova programa de 5,4 mil milhões de euros para projetos em clima e ambiente

 
O Programa para o Ambiente e a Ação Climática (LIFE) para 2021-2027 será o programa climático e ambiental mais ambicioso da UE.
Na quinta-feira, o Parlamento Europeu aprovou oficialmente o acordo com os Estados-membros sobre o LIFE, o único programa a nível da UE dedicado exclusivamente ao meio ambiente e ao clima. O projeto entrará em vigor retroativamente a partir de 1 de janeiro de 2021.
O LIFE contribuirá para fazer a transição necessária para uma economia limpa, circular, eficiente do ponto de vista energético, com baixo teor de carbono e resiliente às alterações climáticas, para proteger e melhorar a qualidade do ambiente e para travar e inverter a perda de biodiversidade.

 
Ver notícia aqui 

Call To Action – Políticas e Boas Práticas para uma Gestão Eficiente de Gases Fluorados

                                                    Ver mais aqui

A CIP - Confederação Empresarial de Portugal, em parceria com a EY-Parthenon, encontra-se a desenvolver o projeto E+C - Economia Mais Circular.

 
Este estudo tem como objetivo realizar um levantamento do estado da arte da Economia Circular em Portugal e estimular a adoção de uma metodologia de medição de circularidade nas empresas portuguesas.
A APICER,  enquanto entidade parceira do projeto E+C, solícita a V/ participação no E+C, através da resposta ao Inquérito de avaliação geral da realidade do tecido empresarial em Portugal em matéria de Economia Circular, até ao próximo dia 3 de Maio. Aceda ao
link

Já está ativo o novo site do Núcleo de Aplicadores

 
Foi  criada uma página (www.nucleoaplicadores.apicer.pt ) que convidamos a visitar e na qual os aplicadores podem preencher o formulário para adesão a esse Núcleo de Aplicadores. É intenção da APICER, caso a evolução pandémica o permita, realizar ainda no primeiro semestre diversas ações de disseminação de boas práticas em articulação com as associações parceiras e nas instalações de empresas produtoras. 

Conferência Europeia sobre Green Mining

 
No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, a Direção Geral de Energia e Geologia encontra-se a organizar, sob orientação do Ministério do Ambiente e a Ação Climática, a “Conferência Europeia sobre Green Mining”, a ter lugar no próximo dia 5 de maio às 09.00h, em formato virtual.
 
O evento contará com a participação do Sr. Ministro do Ambiente e da Ação Climática, do Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Energia, da Sra. Comissária Europeia da Energia, do Sr. Diretor Geral de Energia e Geologia, representantes da Comissão Europeia, altas individualidades de países diversos, organizações  internacionais e empresas. A temática do “Green Mining” será debatida nas suas variadas vertentes.
 
O programa da Conferência e o registo para inscrição podem ser acedidos no seguinte link:
https://www.2021portugal.eu/pt/eventos/european-conference-on-green-mining/
 
            NOTÍCIA           

Marrocos actualiza listas de produtos sujeitos ao controle de conformidade e da regulamentação técnica

O escritório da AICEP em Marrocos transmitiu ter sido operada uma atualização na lista dos produtos sujeitos ao controle de conformidade no país de origem e na lista de produtos cujo controle é realizado à entrada em Marrocos. Indicando também a lista das regulamentações técnicas marroquinas em vigor.
 
Veja a notícia
aqui com as tabelas de produtos

TELHA TALKS
 

A 2ª TELHA TALKS contou com os arquitetos Ricardo e Sofia Senos do gabinete de arquitetura M2Senos
Esta segunda edição da TELHA TALKS foi lançada no dia 30 de abril às 11h na página do Facebook @nossatelhaPT. Pode assistir novamente no mesmo local.
Formação no CENCAL
Mais informações em https://cencal.pt/courses
NOTÍCIAS DO SETOR

SAINT-GOBAIN PORTUGAL S.A. conquista menção honrosa no Prémio Nacional de Sustentabilidade

Mulheres criadoras preservam em livro pintura da antiga louça de Coimbra

Secundária de Ermesinde cria painel de azulejos para centenário dos bombeiros

VALADARES, a cerâmica de Gaia que finta falências e pandemias há 100 anos 

Ecoinside instala 3 mil painéis solares na cerâmica DOMINÓ

Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro em Coimbra recebe selo de excelência internacional em Design

ROCA cria sessões de formação online “à 3ª feira é com a ROCA

Pandemia alavanca venda de cerâmica da ANTÓNIO ROSA

VIÚVA LAMEGO encerra a icónica loja do Largo Intendente por culpa da pandemia

A marca Swatch criou um material que baptizou de Bioceramics

Ambiente de festa na abertura do Museu José Malhoa e do Museu da Cerâmica

SAINT-GOBAIN promove campanha focada no bem-estar dos colaboradores

Sistema de coberturas ventiladas

APICER
Rua Coronel Veiga Simão, Edificio C
3025-307 Coimbra
T.+351239497600
F.+351239497601
www.apicer.pt
info@apicer.pt
GPS. 40º 13' 47'' N - 8º 26'' 28'' W
 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria · Rua Coronel Veiga Simão · Edificio C · Coimbra 3025-307 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp