Copy
View this email in your browser

NEWSLETTER X 2020

            NOVIDADE           

Acordo APICER e a GOLDENERGY
 

A APICER e a GOLDENERGY (Grupo AXPO) celebraram um acordo para fornecimento de energia elétrica e gás natural aos associados da APICER, a preços mais competitivos.
As negociações agora concluídas entre as duas entidades serão formalizadas muito em breve, mas apressamo-nos a dar informação deste acordo de modo a não prejudicar as empresas que estejam em fase de negociação dos seus contratos de fornecimento de gás natural e eletricidade, e que desde já queiram usufruir das condições acordadas.
Se for este o seu caso, consulte-nos por favor.

Internacionalização
Candidatura submetida pela APICER aprovada!


A APICER viu recentemente a sua candidatura aprovada ao SIAC (Sistema de Apoio a Ações Colectivas) Internacionalização, a qual
  • Apresenta um plano estratégico que tem como objetivo apoiar e reforçar o produto Made in Portugal, através de ações de comunicação que apostam numa mensagem de qualidade, exclusividade, sustentabilidade, design e saber fazer do sector cerâmico.
  • Pretende não só a promoção do sector cerâmico, mas ambiciona promover a capacidade da oferta nacional, através de acções que acompanham as novas tendências mundiais.
  • As campanhas de comunicação visam, essencialmente, o reconhecimento do produto e da marca Made in Portugal.
  • Visa fortalecer a notoriedade e reputação da oferta da fileira, através de campanhas colectivas em mercados considerados estratégicos para os sectores em destaque.
  • É um projecto articulado e estruturado tendo como foco a promoção da marca "Made in Portugal naturally", como elemento conciliador e unificador das prestações internacionais. É também um projecto estruturado e coordenado com as fileiras intervenientes no processo de promoção (Casa e Construção Civil e Materiais de Construção).
Considera-se existir uma estratégia promovida pelas fileiras referidas, assente numa política de actuação internacional de cooperação e colaboração. Esta estratégia de actuação permitirá uma estreita integração entre sectores de actividade que se complementam, criando, desta forma, valor acrescentado ao produto Made in Portugal.
 
Mais informações sobre este projecto, consulte-nos por favor.

Unidades Autónomas (UA)


O que são?
- São estruturas simples e informais previstas nos Estatutos da APICER;
- São constituídas por empresários de cada subsetor;
- São lideradas por um Presidente e um vice-presidente, escolhidos entre os seus pares; 
- O seu funcionamento é estabelecido por um regulamento interno, elaborado pela própria UA; 
- Vêm dar resposta à necessidade de promover a cooperação entre os empresários;
- Tratam da especificidade subsetorial de forma diferenciada;
- Identificam a sua própria agenda e matérias a trabalhar;
- Tem plena autonomia na definição da estratégia, do plano de ação e metodologia a adotar;
- Não têm autonomia financeira;
- Assumem entre si a repartição de custos que as iniciativas desenvolvidas possam gerar.

Que UA's estão em funcionamento?

    
Cerâmica de Pavimentos e Revestimentos, presidida por Paula Roque, da RÉVIGRES - Indústria de Revestimentos de Grés, Lda
    Cerâmica Utilitária e Decorativa, presidida por Cláudia Domingues, da António Rosa - Cerâmicas, Lda 
    Telhas, presidida por Pedro Abrantes, da CT - Cobert Telhas, SA 
    Tijolos, presidida por Hugo Francisco da Cerâmica de Pegões - J. G. Silva, SA
     Indústria Extrativa, presidida por Luis Caetano, da SORGILA - Sociedade de Argilas, S.A

 
Venha conhecer o trabalho da UA do seu Subsector.
Junte-se a nós. Participe!

Medida de Apoio Extraordinário à Retoma Progressiva de Atividade - Novo prazo de entrega: entre 29 e 31 de outubro


A partir de 29 de outubro passará a ser possível as entidades empregadoras apresentarem o pedido de apoio para o próprio mês e para o mês anterior.
Assim, entre o dia 29 de outubro e o dia 31 de outubro, será possível às entidades empregadoras apresentarem o apoio para o mês de setembro de 2020.
Também será possível requerer o pedido de apoio para os novos intervalos de variação de quebra de faturação previstas no DL 46-A/2020, de 30 de julho, introduzidas pelo DL 90/2020, de 19 de outubro.
 Caso já tenha requerido o mês de outubro e pretenda alterar a variação da quebra de faturação terá de anular o pedido introduzido e apresentar um novo.
 O apoio, com redução temporária do período normal de trabalho, tem a duração de um mês civil, sendo prorrogável mensalmente até 31 de dezembro de 2020.

Processo de revisão do BREF Cerâmica
 

Realizou-se a 28 de Outubro a welcome session, onde estiveram presentes online 65 participantes de vários países europeus, de organizações e uma enorme comitiva da Cerame Unie, representando todos os sectores da Cerâmica.
A delegação portuguesa era composta por: José Sobrinho (APA), Marisa Almeida (CTCV) e Susana Rodrigues (APICER).
Desta reunião saiu a informação que a “kick off meeting” será em Fevereiro de 2021, deixando para Dezembro a decisão se será online ou presencial
            NOTÍCIA           

WEBINAR - Impressão 3D Cerâmica - Parte 2

Nesta segunda parte do webinar dedicado à impressão 3D de produtos cerâmicos, o gestor de produto Carlos Moreira continuará a detalhar as particularidades e requisitos das diferentes etapas de um processo de produção de peças de cerâmica com recurso a tecnologias 3D. Saber como passar do conceito ao produto final, familiarizando-se com os procedimentos e boas práticas a adotar em cada etapa, é essencial para agilizar os seus processos e garantir a obtenção de peças cerâmicas de elevada qualidade.

Organizado pela ISICOM.
 
Inscrições aqui

WEBINAR - O ACORDO DE LIVRE COMÉRCIO UNIÃO EUROPEIA-VIETNAME (EVFTA)
05 11 2020 11:00 - 12:00

Em vigor desde 1 de agosto de 2020, o Acordo de Livre Comércio União Europeia-Vietname (EVFTA) representa uma mudança histórica nas relações UE-Vietname e coloca a UE um passo mais perto do estabelecimento de um acordo regional abrangente entre a UE e a ASEAN.
Este Acordo irá impulsionar o comércio e o investimento de ambas as economias, sendo "o acordo comercial mais ambicioso, estabelecido entre a UE e um país em desenvolvimento", abrindo assim uma porta para as empresas europeias entrarem mais facilmente nos mercados da ASEAN. Organizado pela Câmara de Comércio.
 
Inscrições aqui

        European Ceramic Days 2020
 

Como habitualmente nesta época do ano, a Cerame-Unie vai organizar mais um European Ceramic Days. Este ano, devido à situação de pandemia, o evento irá decorrer remotamente, via Web Meetings e Live Streamed Webinars, de 16 a 18 de Novembro.
 
Os European Ceramic Days são um evento anual que reúne representantes de alto nível da Indústria Cerâmica Europeia com funcionários e legisladores das autoridades nacionais e da UE. Neste evento vão ser versados vários e importantes temas para o futuro do sector 
 
Para consultar o PROGRAMA do evento, clique aqui.
 
Registe a sua participação nas reuniões da CU & SECTORIAL aqui e nos webinars da EPCF & CU aqui, ANTES de SEXTA-FEIRA 13 DE NOVEMBRO.

                      Ceramic Open Day
 

A pretexto do lançamento do primeiro Tijolo para a construção da ampliação do edifício do lote 6 do CTCV no passado dia 2 de Outubro e no âmbito do Projeto CTCV 2021, o Senhor Secretário de Estado Adjunto e da Economia (SEAE), foi convidado para um dia de visitas e contactos com a Indústria da Cerâmica e da Cristalaria.
Ainda no período da manhã e após a cerimónia de lançamento oficial da obra de ampliação do CTCV, seguiu-se a visita às instalações, onde foi possível ver os laboratórios, tecnologias inovadoras e produtos desenvolvidos. Durante a tarde, o evento continuou no distrito de Aveiro, onde se concentra um grande número de empresas do setor cerâmico, com a visita ao Centro Logístico e Fábrica Aleluia Cerâmicas e à empresa Grestel. Nas visitas às unidades industriais, foi possível conhecer empresas que fizeram o caminho do sucesso, através do investimento em tecnologia de ponta, na qualidade e diferenciação de produtos, na aposta na sustentabilidade, bem como na excelência de serviço prestado.

Lançamento da Plataforma UE Access2Markets (Acesso a mercados
Terceiros)


A Comissão Europeia lançou recentemente uma importante ferramenta.
Trata-se de uma plataforma online que funcionará como um “one-stop-guide" para trocas internacionais e guiará a discussão sobre os desafios e ações a tomar no apoio às PME.
Da consulta à Plataforma Access2Markets, Exportar a partir da UE, importar na UE - tudo o que precisa de saber, nomeadamente Informação produto a produto sobre:  direitos & Impostos, procedimentos aduaneiros, regras de origem, barreiras ao comércio, requisitos aplicáveis aos produtos, estatísticas para todos os países da UE e para mais de 120 mercados de exportação em todo o mundo.

Estratégia Portugal 2030


O Conselho de Ministros de 29 de Outubro de 2020, aprovou a Estratégia Portugal 2030 e os princípios orientadores para a aplicação dos fundos europeus da política de coesão para 2021-2027.
A Estratégia Portugal 2030 é o referencial de planeamento das políticas públicas de promoção do desenvolvimento económico e social do País, e para a mobilização das respetivas fontes de financiamento nacionais e comunitárias, incluindo o Plano de Recuperação e Resiliência.
A Estratégia estrutura-se em torno de quatro agendas temáticas centrais para o desenvolvimento da economia, da sociedade e do território de Portugal no horizonte de 2030:
 
- um melhor equilíbrio demográfico, maior inclusão, menos desigualdade;
- digitalização, inovação e qualificações como motores do desenvolvimento;
- transição climática e sustentabilidade dos recursos; e
- um país competitivo externamente e coeso internamente.
 
Esta Estratégia consubstancia a visão da próxima década de recuperação e convergência de Portugal com a Europa, entretanto interrompida com a pandemia de Covid-19, assegurando simultaneamente a coesão e a resiliência social e territorial interna.

Estudo de Literacia dos Consumidores na área da Energia


A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos realizou, através da consultora Qmetrics um estudo com o objetivo de avaliar o grau de literacia dos consumidores domésticos e empresariais relativamente ao mercado de energia.
Esta análise constitui uma ferramenta essencial para alargar e ajustar a divulgação de informação sobre a atividade da ERSE aos diferentes públicos, incentivando o conhecimento e a participação ativa dos consumidores e da sociedade civil em geral na regulação.
O estudo, além de caraterizar o perfil socioeconómico dos consumidores particulares e empresariais, incide sobre temas como o mercado e as fontes de energia, o conhecimento de ferramentas de poupança, os direitos dos consumidores e medidas de promoção ambiental – Aceda ao estudo aqui

SHIFT2Future


Realizou-se no passado dia 27 de Outubro a sessão de lançamento do projeto SHIFT2Future, com transmissão em live streaming.
 
O SHIFT2Future tem como principal objetivo apoiar e acelerar a transição das PME para a economia 4.0 através de um conjunto de ações que visam capacitar os empresários com conhecimento e ferramentas úteis, que lhes permitam enfrentar e ultrapassar os novos desafios da digitalização.
NOTÍCIAS DO SETOR
APICER
Rua Coronel Veiga Simão, Edificio C
3025-307 Coimbra
T.+351239497600
F.+351239497601
www.apicer.pt
info@apicer.pt
GPS. 40º 13' 47'' N - 8º 26'' 28'' W
 






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria · Rua Coronel Veiga Simão · Edificio C · Coimbra 3025-307 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp