Copy
Use this area to offer a short preview of your email's content.
China Link no Facebook
China Link no Twitter
China Link no LinkedIn
China Link no Google+
China Link no Youtube
Pergunte a China Link

COMO BEBER EM UM JANTAR CHINÊS

por: Lincoln Fracari


Se você pensou que virar um copo de cerveja em menos de cinco segundos durante a faculdade foi o seu ápice de beber, você provavelmente nunca foi apresentado ao ‘ganbei’.
 
Durante almoços e jantares com fornecedores, amigos e até mesmo familiares é muito comum ouvir a expressão ‘copo seco’, que é uma tradução livre do chinês 干杯 (ganbei). O ganbei envolve o repetido processo de virar pequenas quantidades de álcool que são servidos em copos de shot - vinho tinto, se você tiver sorte e 白酒 (baijiu - cachaça chinesa feita de arroz que tem mais de 50% de teor alcólico) se não for o seu dia.
 
Embora observada em todos os círculos sociais, ganbei é particularmente difundido na cultura da China em banquetes formais, onde executivos, políticos e funcionários podem se relacionar e beber (de uma forma que pode parecer bem descontrolada para nós brasileiros) e discutir relações comerciais e potenciais acordos. Posso afirmar que é praticamente impossível fechar bons negócios e conhecer pessoas influentes se você não for bom de copo na China.
 













 
Aqui segue algumas dicas de como sobreviver (pelo menos até o fim do jantar) com seus parceiros de negócios chineses:
 
‘Ou você está dentro, ou você está fora’
 
Se você estiver em um jantar e não estiver disposto para sair bêbado, não comece a beber! Se você beber, mesmo que um pouco, terá de continuar brindando infinatamente com diferentes chineses que irão em sua direção bravando ‘ganbei’ e apontando seus copos para cima.
E como escapar então dessa furada? Comece negando o primeiro copo e não comece a beber. Você irá perceber que mesmo falando “não”, irá sofrer grande pressão para o que eles afirmam ser ‘apenas um copo’, porém não se deixe cair nesta armadilha chinesa e mantenha sua opinião.
 
Não seria falta de respeito não beber? Na verdade, sim. Por isso procure usar uma desculpa que não pode ser negada. Que está doente, que está tomando algum tipo de medicamento, ou se você for mulher, está grávida ou até tentando engravidar (os chineses respeitam muito o ‘não fumar e não beber durante ou antes da gravidez’). Outras boas desculpas podem não funcionar bem perante a insistência chinesa - pode acreditar que essas são as que funcionam melhor!

As mulheres têm pontos em dobro
 
Na China as posições políticas e hierárquicas são respeitadas ao pé da letra. Se você tem um cargo, título respeitável ou é a pessoa mais importante naquela reunião, você tem o direto de escolha se quer beber ou não. Caso escolha o caminho de beber, você terá algumas vantagens, cada um de seus ‘ganbeis’ valerá por dois! Isso também vale para as mulheres de uma maneira em geral quando forem beber com os homens.
 
Muitos homens farão um ‘ganbei’ inteiro enquanto as mulheres só precisarão beber metade ou até mesmo um quarto do copo. Portanto, se você amiga, for boa de copo, abuse fazendo com que os homens bebam dois copos cada vez que você bebe um ou meio copo.
 
Não é incomum ver os chineses sendo carregados inconscientes após festas ou eventos por terem bebido demais, não se assuste. Mesmo que tenha pontos em dobro, vá com calma, ok? Se você é homem, meu amigo, sem pontos em dobro pra você!
 


Vá devagar...
 
Esse jogo do ganbei é longo, podendo demorar até mais de duas horas. Um jantar comum chinês terá de oito a dez pratos, e cada um desses pratos pedirá um ganbei.
 
Você provavelmente estará sentado em uma mesa redonda cercada de chineses, e se você for a pessoa sênior da mesa ou o convidado, prepare-se para ter a mesa inteira brindando com você. Em um processo normal de um jantar de negócios, funcionários e pessoas envolvidas na negociação tentarão deixá-lo o mais feliz possível bombardeando-o com os ‘ganbeis’ característicos. Prepare-se!
 
Essas foram algumas dicas de como você pode lidar com estes ‘imprevistos’ em um jantar de negócios. Na realidade, isso ainda não acaba por aí, pois na maioria das vezes o segundo tempo acaba de começar. Os locais favoritos dos chineses são os karaokês e bares, mas isso já é uma outra história...

Veja essa matéria inteira na nossa coluna Rede TV! clicando aqui.
Você comeria escorpião? Veja mais detalhes na coluna Direto da China. LEIA MAIS
Xangai e o caso dos porcos flutuantes. LEIA MAIS
China lança reformas para melhorar a eficiência e combater a corrupção. LEIA MAIS
Tartarugas e Peixes vivos viram chaveiro na China. LEIA MAIS
China aposta em crescimento via consumo para curar diferenças sociais. LEIA MAIS
O que é consolidação de cargas por Tatiana Tamagawa.  ENTENDA MAIS
China lançará nova missão espacial entre junho e agosto. LEIA MAIS
Gabriel Santos, mestrando em economia internacional em Tianjin, compara aeroportos do Brasil e China. LEIA MAIS
Salvamento de cachorros na China. LEIA MAIS
Em 2030, China será destino de 30% da exportação do Brasil, prevê HSBC. LEIA MAIS
Rússia e China se opõem a intervenção militar na Coreia do Norte. LEIA MAIS
Qual a diferença entre empresas de trade e fábricas? LEIA MAIS
China tem grupo de ciberespionagem que rouba segredos dos EUA. LEIA MAIS
Share
Share
+1
Tweet
Forward to Friend
Copyright © 2013 China Link Trading, All rights reserved.
unsubscribe from this list    update subscription preferences 

Email Marketing Powered by Mailchimp