Copy
Feliz Ano Novo mais uma vez! Bem-vindo ao ano da cobra!

Por que na China ainda não é Ano Novo?

por: Tatiana Tamagawa


Segundo o velho ditado chinês, ‘tudo começa pela manhã’. O Ano Novo Chinês começa no primeiro dia da primavera – fazendo uma alusão à ‘manhã’ – que simboliza o começo de uma nova etapa, quando tudo está fresco e novo. Desta vez, o primeiro dia do ano chinês será no dia 10 de fevereiro e a partir desta data, a China comemora o mais esperado feriado prolongado do ano, comparando-se ao nosso Natal no Brasil.
 
Lançar fogos de artifício; assistir à famosa ‘‘dança do Dragão’’; presentear crianças e empregados com envelopes vermelhos com uma quantia simbólica de dinheiro; e decorar a entrada dos prédios com pequenas árvores carregadas de tangerinas, são alguns dos exemplos de coisas que os chineses acreditam trazer boa sorte e espantar maus fluidos na preparação para o ano novo.
 
Para você que faz negócios com a China, perceberá que o comércio e a indústria ficarão em recesso por mais de quinze dias, o que pode parecer um exagero para o país que não pára, não dorme, sendo  de longe a economia que mais cresce no mundo. Mas a verdade é que para os chineses, que são um povo extremamente supersticioso e tradicional, esse feriado é realmente o mais importante do ano e deve ser celebrado com um bom descanso junto à família, com ceias e tradições.
 
Isso tudo é uma prova que o que acontece na China é muito diferente do regime de trabalho sem descanso e sem feriado que muita gente pensa que existe aqui. Para o trabalhador chinês, o feriado prolongado do Ano Novo demonstra uma recompensa pelo trabalho árduo durante o ano que passou, e o envelope vermelho com dinheiro dado pelo contratante simboliza gratidão e reconhecimento por seu esforço.
 
Lidando com brasileiros que vêm à China fazer negócios, vejo que em geral a imagem que se constrói de fora sobre o mundo corporativo chinês é um pouco distorcida da realidade. Para realizar negócios com a China é importante entender sobre os aspectos econômicos e políticos do país, mas é igualmente necessário levar em conta os fatores culturais e o peso que esses possuem no ambiente empresarial.
 
Se quer uma dica sobre como se relacionar com seu fornecedor ou sócio chinês neste Ano Novo, diga a ele ou envie um email dizendo ‘’Gong Xi Fa Cai’’(se lê 'gonchi fatsai'), que significa um desejo de prosperidade e fortuna. Além disso, depois do feriado aproveite para enviar-lhe novas propostas que têm em mente para seu negócio, pois essa é a época em que as empresas revisam as metas do ano e consideram novas ideas e projetos.

Desejo a todos nós um Feliz Ano Novo Chinês e sucesso nos negócios em 2013! Contem conosco como parceiros aqui na terra do Reino do Dragão.

Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Google Plus
Google Plus
LinkedIn
LinkedIn
China Link no jornal Brasil Econônico de São Paulo sobre nosso crescimento em 2012. LEIA MAIS
China inaugura hotel em formas de cápsula. LEIA MAIS
Combater neblina tóxica na China exige mudanças drásticas no país. LEIA MAIS
Like
Tweet
Forward to Friend
Crescimento chinês cai a 7,8% a 2012, crescimento mais baixo desde 1999. LEIA MAIS
Facebook
Facebook
Twitter
Twitter
Google Plus
Google Plus
LinkedIn
LinkedIn
Copyright © 2013 China Link Trading, All rights reserved.