Copy
NEWSLETTER CONVERGIR _ INSPIRAR A MUDANÇA
Saiba mais sobre os outros membros da rede

NEWSLETTER REDE CONVERGIR

Rede Convergir - a INSPIRAR A MUDANÇA


A Rede Convergir vem mapear projectos, eventos e ideias sustentáveis e inspiradores para cooperar, criar sinergias e contribuir para uma sociedade equilibrada, em harmonia com o meio envolvente.

A partir deste mês, a Newsletter Rede Convergir avança com uma nova ideia - promover mais interligações entre os seus membros! Cada edição vai passar a incluir um pequeno artigo sobre um dos membros da Rede. Nesta edição falámos com O FOJO. Mas queremos que quem faz parte da rede se conheça! Por isso... 

Enviem-nos fotografias, vídeos ou simplesmente palavras e contem aos outros o que fazem! Ajudem-nos a Convergir! 
                         

 

“Regenerar, partilhar e religar” – palavras d’O FOJO

 
 


Não é algo que se possa compreender ao ler um livro. É mais um modo de estar no mundo, que se entende com as mãos na terra e o coração na natureza. For o que descobrimos com os permacultores d'O Fojo, um terreno experimental a cerca de quilómetros de Pombal.

“No seio de uma plantação de eucaliptos e pinheiros, rodeada por alguma flora autóctone com uma ruína, bons acessos e água disponível, acabamos por ser escolhidos pelo terreno de cerca de meio hectare
.” Contam Filipa Santos e Maurício Umman, os criadores d’O FOJO.

 Nasceu em 2009, quando a Permacultura estava ainda muito pouco divulgada no nosso país. Filipa e Maurício sentiam-se “pouco confortáveis na pele de urbanos” e o projeto rural foi para eles um “chamamento interior que veio materializar o sonho de viver num caminho verdadeiramente sustentável, reintegrando-nos na natureza”.

Segundo os seus criadores, o principal objetivo d’O FOJO é “regenerar a natureza” e “partilhar, numa ótica de constante aprendizagem, a experiência e o conhecimento prático adquiridos com a implementação de um projeto de Permacultura a partir do zero”.
 
A quinta funciona como uma “escola de vida sustentável”. Filipa e Maurício entendem a Permacultura como uma abordagem multidisciplinar, em que tudo se integra:
 
 – “Dentro da mãe Permacultura temos várias áreas privilegiadas de intervenção n’O FOJO, que têm a ver com a fase de implementação do Projeto que estamos a viver. Estas áreas atualmente são: o Design em Permacultura, a Agricultura, a Bioconstrução e as tecnologias sociais de vivência em Comunidade.”

 


 

Para Filipa e Maurício, Permacultura significa também entender “com o coração que somos Natureza” e “agentes de mudança”:
 
- “
Significa a oportunidade de colocarmos nas nossas mãos uma decisão que mais ninguém pode tomar por nós. Isto dá-nos poder, liberdade e autonomia, com o acréscimo de nos inspirarmos, não pelas notícias de crise e decadência, mas sim pelos passos gigantes que damos enquanto pessoas, enquanto seres humanos completos, que desejam ser felizes!


 



 
Eventos em Destaque

"Encontro de professores e alunos de Permacultura"
Quinta do Vale da Lama, 21 a 24 de Março.

No próximo dia 21 de Março inicia-se o "encontro de professores e alunos de permacultura" na Quinta do Vale da Lama, "para partilhar convosco a proposta de Lesley Martin para um Diploma de Design de Permacultura para Portugal; para ouvir as vossas dúvidas, opiniões, pontos de vista ou preocupações. Para podermos desenhar em conjunto as nossas presentes ou futuras parcerias na educação da Permacultura em Portugal e arredores."

O convite está disponível no site:
 
 
O Encontro
 
Terá a duração de 2 dias inteiros, 22 e 23 de Março, podendo os participantes chegar na noite do Equinócio dia 21, e partir no Domingo dia 24 de manhã. 

O preço
 
15€ por dia tudo incluído.

Siga-nos no Facebook! 
Próximos eventos RedeConvergir
Coloquem os vossos eventos no nosso calendário!  

01/03/2013
Curso de formação ao Longo da Vida em design de comunidades sustentáveis
Local: Pólo dos Leões, Universidade de Évora e Comunidades Envolventes

02/03/2013
Curso Introdutório de 4 dias de Permacultura com Rosie Stonehill e Josh Gomez
Local: Felgueiras, Porto

09/03/2013
Hidroponia em Bambú
Local: Quinta de Reveles, Taveiro, Coimbra

09/03/2013
Introdução ao Dragon Dreaming
Local: O FOJO, Alvaíazere, Almoster

22/03/2013
Designing a Culture for Sustainability
Local: Terra Alta, Sintra

25/04/2013
I PDC em Évora, leccionado em inglês por Peter Cow
Local: Quinta da Biscainha

Copyright © 2013 RedeConvergir, All rights reserved.
Email Marketing Powered by Mailchimp