Copy
Newsletter Tagis tagis nº 4 Maio de 2015
View this email in your browser
Uma das plantas hospedeiras, Lonicera etrusca
© Frank Pennekamp
Postura
Carvalhelhos
© Paulo Simões
Ninho
© Frank Pennekamp
Lagartas
Pico Alto
© Rui Félix
Crisálida
Passadiço do Paiva
© Albano Soares
Miuzela do Cõa
© Rui Félix
Concurso RIPAR nas EBIO 
No âmbito da Noite Europeia dos Investigadores 2015, está a decorrer até 18 de Setembro um concurso para aumentar o conhecimento sobre a diversidade biológica na rede nacional de Estações da Biodiversidade (EBIO). Pede-se a todos que visitem as estações da biodiversidade para RIPAR a biodiversidade: Registar, Identificar e Partilhar as observações na plataforma www.biodiversity4all.org. Quem ripar mais espécies na rede das EBIO ganha o prémio do concurso. Inscreva-se já aqui
 

Ação de formação para o ICNF
Patrícia Garcia-Pereira e Eva Monteiro vão ser as formadoras do curso sobre Amostragem de Insetos organizado para técnicos e vigilantes da natureza do ICNF, a decorrer na Lousã nos dias 16 e 17 de Maio. Pretende-se criar as bases para estabelecer no futuro uma rede de colaboradores do ICNF no inventário e monitorização de insetos das áreas protegidas e rede Natura 2000.
 

Inauguração da EBIO de Miuzela do Côa
No dia 30 de Maio às 10h vai ser inaugurada a 23ª EBIO no concelho de Almeida, com visita guiada ao percurso por Albano Soares e Rui Félix. A EBIO da Miuzela do Côa é um percurso com aproximadamente 2 km que começa no Parque de Merendas e termina na Ponte de Sequeiros. É um local particularmente rico em borboletas (30 espécies observadas num dia) e libélulas. Do inventário realizado já tivemos várias surpresas: Tomares ballus e Melitaea cinxia, no grupo dos ropalóceros, e Gomphus graslinii, pela primeira vez “ripada” numa EBIO (uma libélula pertencente ao Anexo II da Diretiva Habitats). Aguardam-se mais surpresas para o dia da inauguração, nomeadamente a confirmação da existência da libélula Macromia splendens.
Ponto de encontro: Parque de Merendas da Miuzela do Côa (coordenadas: 40°29'15.07"N;  6°59'11.25"W)

 

Associação Aldeia organiza visitas guiadas à EBIO de Carrazedo
Ângela Cordeiro é a responsável pela organização de quatro visitas guiadas à EBIO de Carrazedo, no concelho de Bragança para observação e contagem de borboletas. A próxima visita é já no dia 12 de Maio e está incluída no evento Pé n’A Terra 2015. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. Mais informações aqui.
 

Inventariação da biodiversidade dos BIOSPOTS do Passadiço do Paiva
Está a decorrer a amostragem da biodiversidade dos Passadiços do Paiva no concelho de Arouca com o objetivo de criar uma série de 9 BIOSPOTS para divulgar as espécies de insetos e plantas comuns e emblemáticos a observar ao longo do passadiço. Este ambicioso projeto da Câmara Municipal de Arouca, com o qual o Tagis e o Bioeventos têm o privilégio de colaborar, consiste na implementação de uma estrutura em passadiço com 8 km de extensão (desde Espiunca até ao Areinho) que acompanha o vale do Paiva, permitindo um contacto próximo das pessoas com o rio.  A obra tem excelente qualidade, está completamente integrada na paisagem e marcará com certeza o panorama nacional de turismo da natureza. Espera-se a sua inauguração com os nossos biospots no próximo mês. Esteja atento às novidades...
 

Borboleta do mês 

Euphydryas aurinia
Nome comum: Aurinia
Família: Nymphalidae
Tamanho: 30 a 45 mm
Época de voo: Março a Junho
Distribuição nacional: Em todo o país
Distribuição mundial: Amplamente distribuída na Europa, encontrando-se em declínio em alguns países do norte 
Habitat: Prados incultos e clareiras de florestas. Prefere zonas húmidas
Estatuto de conservação: Apesar de ser comum em Portugal, esta espécie encontra-se protegida por lei (Anexo II da Diretiva Habitats)
Plantas hospedeiras: Prefere madressilvas (Lonicera spp.)
Espécies semelhantes: Euphydryas desfontainii

Faça-se sócio!
Descarregue o formulário aqui
Share
Copyright © 2015 Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, All rights reserved.


unsubscribe from this list    update subscription preferences 

Email Marketing Powered by Mailchimp
Siga-nos