Copy
Newsletter Tagis tagis nº 5 Junho de 2015
View this email in your browser
© Rui Andrade
© Paulo Rodrigues
© Paulo Rodrigues
© Albano Soares
© João Pulquério
Foeniculum vulgare
© Frank Pennekamp
Ruta montana
© Eva Monteiro

10 de Junho, dia de Portugal, Camões, blá blá blá .... e do Bioblitz Monsanto!
Venha a Monsanto participar no Bioblitz Monsanto, um dia dedicado à identificação de espécies de vários grupos taxonómicos que decorrerá das 9h00 às 24h00 no Anfiteatro Keil do Amaral, pertencente à Rota da Biodiversidade de Lisboa! Esta é mais uma iniciativa organizada no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores, da qual o Tagis é parceiro. Programa completo e mais informações aqui.
 

Visita Guiada à Herdade da Mourisca e Noite de Borboletas a 13 de Junho
O Tagis vai realizar duas atividades na Herdade da Mourisca, em Setúbal: a primeira, com início às 15h, consiste numa visita guiada com o objetivo de ensinar os participantes a identificar e registar a biodiversidade de insetos do percurso, especialmente borboletas, libélulas e outros insetos comuns; na segunda, com início às 20h, vamos fazer uma sessão de observação de borboletas noturnas com montagem de uma armadilha luminosa para identificar e registar as espécies que são atraídas pela luz. Esta atividade tem um desconto especial para sócios, estudantes e menores de 18 anos. Mais informações aqui. Inscreva-se já em: gatur@mun-setubal.pt; 265783090 ou 914162354.
 

3ª Visita guiada à EBIO de Carrazedo a 13 junho
Ângela Cordeiro, da associação Aldeia, vai orientar mais uma visita guiada à EBIO de Carrazedo, no concelho de Bragança, para prosseguir o trabalho de observação e contagem de borboletas. A participação é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. Mais informações aqui.
 

O verão começa com um passeio à EBIO do Monte Barata
Dia 21 de junho, Albano Soares e Rui Félix vão orientar a visita ao percurso da Estação da Biodiversidade do Monte Barata, numa visita organizada pela Quercus de Castelo Branco. Mais notícias brevemente no website do Tagis
 

Adiamento de inauguração da EBIO de Miuzela do Côa para 28 de Junho
A inauguração da EBIO de Miuzela do Côa, no concelho de Almeida, abrirá ao público a 28 de junho pelas 10h30, coincidindo com a inauguração do Parque de Merendas. A EBIO da Miuzela do Côa é um percurso de 2 km ao longo do Côa até à Ponte de Sequeiros, particularmente rico em borboletas e libélulas.
 

Inventariação da biodiversidade na Praia da Amoreira
A equipa do Tagis esteve na praia da Amoreira, em Aljezur, a fazer a inventariação para a futura Estação da Biodiversidade que existirá nesse local. Ficámos surpreendidos com a grande diversidade de fauna e flora que encontrámos no percurso, que coincide com um troço da Rota Vicentina. Os destaques vão para Cyaniris semiargus, Zygaena rhadamanthus e Zygaena lavandulae (mais informações e imagens no álbum da EBIO no facebook). Na flora, se calhar também merece salientar a presença do tomilho endémico da costa vicentina (Thymus camphoratus). 
 

Borboleta do mês 

Papilio machaon
Nome comum: Cauda-de-andorinha
Família: Papilionidae
Tamanho: 60 a 80 mm
Época de voo: Fevereiro a Dezembro
Distribuição nacional: todo o país
Distribuição mundial: Norte de África, Europa e Ásia
Habitat: Pradarias, encostas floridas, terrenos incultos e jardins 
Estatuto de conservação: Espécie comum, em princípio não ameaçada
Plantas hospedeiras: arruda (Ruta sp.), funcho (Foeniculum vulgare) e muitas outras da família Apiaceae 
Espécies semelhantes: quando em voo, talvez se possa confundir com Iphiclides feisthamelii, a chamada borboleta-zebra, pelas listas de coloração negra das asas

Faça-se sócio!
Descarregue o formulário aqui
Share
Copyright © 2015 Tagis - Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, All rights reserved.


unsubscribe from this list    update subscription preferences 

Email Marketing Powered by Mailchimp
Siga-nos