Copy
Você é um amigo do Hospital da Criança de Brasília.
Terapia do riso
Veja esse informe completo, com imagens no "Ver Informe" no canto esquerdo do seu monitor.
Mizael Cavalcante, de cinco anos, observa sete palhaços e um violão divertirem crianças no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Com pés inquietos, o menino troca de lugar com os artistas e assume comando da apresentação: pede atenção dos palhaços, dança, inventa passos e provoca sorrisos naqueles acostumados a alegrarem o ambiente. No ritmo de músicas pedidas pelo garoto, os adultos de maquiagem e figurino se divertem com a pequena estrela do show.
A visita do grupo ‘Risadinha’, composto por atores formados em artes cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), na segunda-feira (24/02), resultou em momentos marcantes como o de Mizael. E mais encontros já estão marcados.
Confira as datas das futuras apresentações
Caligrafia para saúde
"A letra tem de sair bonita, né?", comenta Ana Paula Freitas, biomédica do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB). Ela é uma das funcionários que cuida do preenchimento à mão dos cadernos de registro da Agência de Transfusão do HCB. Centenas de páginas, palavras e horas despendidas nos livros ajudam a garantir a segurança dos pacientes com informações sobre tipo de sangue utilizado, identificação do doador, origem, entre outras.
Maria da Graça Conceição Melo, médica hematoterapeuta do Hospital, explica que o sistema funciona de acordo com determinações do Hemocentro, e que organização é primordial. “Os livros são guardados por 20 anos e, portanto, podem ser consultados por diversas pessoas ao longo do tempo", diz. Por isso, a atenção com a caligrafia deve ser redobrada e legível para todos, sendo os cadernos de registro considerados documentos oficiais.
Conheça mais sobre a organização dos cadernos
Acordes no HCB
Remédio musical -  notas e acordes podem ajudar a amenizar a espera nas sessões de hemodiálise . O músico Alan Cruz, 30, traz ao Hospital diferentes artistas sempre na última quarta-feira do mês. É um projeto que o voluntário da Abrace realiza no Hospital da Criança de Brasília. Na última quarta-feira do mês, o músico traz voz, violão e colegas de diferentes instrumentos para tocar. "Me sensibilizo. Saio do Hospital sempre revigorado com a conexão que conseguimos com todos os pacientes”.
 
Leia sobre o projeto "Remédio Musical"
Atendimento


Foram 842 mil atendimentos. O Hospital da Criança de Brasília realizou até o final de fevereiro 
534 mil exames diagnósticos,142 mil consultas, além de
23 mil diárias, mais de
16 mil sessões de quimioterapias e mais de seis mil transfusões.
Na mídia


Cuidado especial, pioneirismo e muito carinho do Hospital da Criança de Brasília José Alencar ganharam destaque no Jornal de Brasília. A edição de 28 de fevereito trouxe um caderno especial de seis páginas. Os repórteres Carla Machado e Oswaldo Reis passaram dois dias no HCB para elaborar textos e fotos. Clique no link acima e confira!
Mais vagas


Em abril, os usuários do Hospital da Criança de Brasília terão mais vagas no estacionamento principal do HCB. A obra, realizada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), garante o acrescimo de 51 vagas as 140 que existem hoje no Hospital.
Feminino


As 399 mulheres da equipe do HCB ganharam um dia especial para cuidarem de si no Hospital. Na segunda-feira (10/03), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, consultoras de beleza deram dicas de maquiagem e cuidados com a pele. Já voluntários do Reiki fizeram atendimentos individuais. Ao todo, mais de 50 mulheres participaram do evento.
Ensino


Estudantes de enfermagem da Faculdade Anhanguera visitaram o Hospital da Criança de Brasília em março. Durante três dias, os alunos interagiram com crianças nas brinquedotecas do Hospital. Lilian Carvalho, 40, comentou a "importância em poder conhecer, desde já, um pouco do trabalho humanizado do HCB, que serve de exemplo a ser seguido".
hcb.org.br   Facebook   Pinterest  Youtube


Direitos Reservados© 2014 Hospital da Criança de Brasília José Alencar,


unsubscribe from this list   update subscription preferences

Email Marketing Powered by Mailchimp

Assine o HCB Notícias    Números anteriores