Copy
Você é um amigo do Hospital da Criança de Brasília.
Saúde na mesa
“O importante é me sentir bem comigo mesma” - esse é o pensamento da Ana Beatriz, 11 anos, participante do Grupo de Obesidade do HCB. Ana não é obesa, mas está acima do peso e vinha ganhando-o com frequência. Desde que entrou no grupo, que acontece todas as sextas-feiras para faixas etárias diferentes, ela o manteve, aprendeu receitas saudáveis e está reeducando a sua alimentação.

O Grupo de Obesidade do HCB é composto por uma psicóloga, uma nutricionista e uma residente de endocrinologia. O apoio multidisciplinar é essencial para o sucesso do grupo. “Aqui conscientizamos os pais também. O grupo é dividido em duas etapas: a primeira é com os pais e as crianças; a segunda é só com elas”, explicou Priscilla Nogueira, psicóloga do HCB.

A nutricionista, Elaine Alves, acrescenta que a criança não vai sozinha ao supermercado, por isso é fundamental a presença e colaboração dos pais. “Quem escolhe quais comidas terão dentro de casa não é a criança”, comenta.
Saiba mais
O HCB completa 2 anos
Veja esse informe completo, com imagens no "Ver Informe" no canto esquerdo do seu monitor.
No dia 23 de novembro, o Hospital da Criança de Brasília completa dois anos de existência. Para comemorar a data, o HCB preparou uma semana com muita informação e debates. Acontece, entre os dias 18 e 22 de novembro, a I Semana de Gerenciamento de Riscos e Segurança do Paciente.

O evento terá palestrantes de diversas áreas, setores e locais, como o Hospital Sírio Libanês, a Anvisa, o Hospital Santa Lúcia, o Hospital São Camilo e outros. Participam, também, membros do HCB, da Secretaria de Saúde, Organização Mundial da Família (WFO), Abrace, Icipe e mais. 

Para o diretor executivo do HCB, Renilson Rehem, “no ambiente hospitalar, o menor descuido pode ser fatal. A prevenção e monitoramento das atividades e estrutura é a melhor maneira de garantir a segurança do paciente”.
Confira a programação completa
Horizonte promissor

O Icipe será gestor do HCB por pelo menos mais cinco anos. A cerimonia oficial de assinatura do acordo com o Governo do Distrito Federal (GDF) aconteceu em 18/10. A data também celebrou, de maneira antecipada, o dia dos médicos, que ocorre no dia 19 de outubro. A solenidade teve a presença do governador do DF, Agnelo Queiroz, a primeira dama Ilza Queiroz, o secretário de saúde do DF Rafael Barbosa e o secretário adjunto Elias Miziara. 

 

O modelo de gestão do Icipe recebeu diversos elogios de vários que compareceram ao evento – dentre eles, Rafael Barbosa. Para o secretário, a organização social rompeu paradigmas da gestão tradicional e mostrou que a decisão feita há dois anos foi correta. “O exemplo do HCB nos impulsiona para outras áreas. Nos inspirou e continuará norteando nossa administração”, disse.

Leia mais

O Hospital da Criança de Brasília foi destaque no programa “Balanço Geral”, da Rede Record, em 31/10.  Clique no título.
Sensibilizar
O Palácio do Planalto e outras instituições receberão iluminação amarela. O novembro dourado busca alertar a população para o combate ao câncer infantojuvenil. 
Depoimento

"Quero ser oncologista! Tenho um gato de estimação e o nome dele é Sakamoto. É uma homenagem ao meu oncologista, Luis Sakamoto, que me atende aqui no Hospital". Leia o depoimento de Sara (14 anos).
Especiais
Acontece entre os dias 6 e 8 de dezembro o 1º Congresso Internacional Sobre Saúde da Pessoa com Deficiência e Grupos Especiais.O odontopediatra Omar Nunes e a fisioterapeuta Patrícia Pinheiro do HCB apresentam o trabalho que desenvolvem no Hospital.
Oncologia

O HCB teve ampla participação no XVIII Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, que aconteceu entre os dias 23 e 26 de outubro, com palestras de integrantes do corpo clínico do HCB, estande informativo e visitas ao Hospital.

Falciforme

O modelo de atenção e saúde integral desenvolvido pelo corpo clínico do HCB é usado como base para as determinações da Portaria 292/2013, assinada durante o II Workshop sobre Doença Falciforme.
Visita 

O HCB recebeu o diretor do médico do hospital de câncer infantojuvenil de Barretos Luiz Fernando Lopes. É o inicio de uma futura cooperação técnica entre as equipes dos dois hospitais.
Mariza Gomes, esposa do ex-vice-presidente José Alencar, também visitou o hospital. Ela conferiu de perto (4/11) a evolução do HCB. “Está tudo tão lindo”, disse.
McDia
20,4 milhões. Esse foi o valor arrecadado nacionalmente pela campanha. É recorde no Brasil e na América Latina. 81 projetos de 58 instituições serão beneficiados.
Twitter  Facebook   Pinterest  Youtube


Direitos Reservados©

Nosso endereço é:

Hospital da Criança de Brasília José Alencar
SAIN Lote 4-B
Brasília, DF 70071900
Brazil

Add us to your address book


unsubscribe from this list   update subscription preferences

Email Marketing Powered by Mailchimp

Assine o HCB Notícias