Copy
Você é um amigo do Hospital da Criança de Brasília.
É Natal!
Dos dias 15 a 24 de dezembro, o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) organiza a Semana do Natal HCB. Nesses dias, o hospital tem programação especial, comemorando as festas de fim de ano. Vários corais se apresentam no hall do hospital durante esse período, encantando pais, pacientes e funcionários com canções natalinas. As crianças também participam de atividades temáticas, como a montagem de árvores de Natal nas brinquedotecas.
Além das atrações musicais, o HCB também recebe o Papai Noel, que conversa com os pacientes, e uma tarde de jogos de tabuleiro.
 
Confira a programação completa
Boa ideia!

 

A ministra da saúde da China, Li Bin, visitou o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) no dia 04/12 (quinta-feira). Acompanhada de diretores da Comissão Nacional de Saúde e Planejamento Familiar da China, a ministra conheceu o trabalho desenvolvido pelo hospital.
Li Bin disse que ficou especialmente impressionada com a qualidade dos equipamentos utilizados e com a beleza do HCB. “Quando se chega aqui, não parece um hospital, mas um parque infantil. Essa noção de ambiente para a criança se divertir, não só de doenças, é muito boa”, afirmou.

Leia mais
Sangue para quem precisa
Veja esse informe completo, com imagens no "Ver Informe" no canto esquerdo do seu monitor.
Celebrando o aniversário do hospital (23/11) e lembrando a importância da doação de sangue, o HCB lançou a campanha “Três anos de sangue bom”, para incentivar mais pessoas a se tornar doadoras e ajudar a salvar mais vidas.
A campanha foi realizada entre 18 e 25 de novembro, e mobilizou vários funcionários a procurar a Fundação Hemocentro de Brasília para doar sangue – como resultado, foram arrecadadas 196 bolsas de sangue. Doe sangue no Hemocentro e registre a sua doacão para o HCB!
Leia mais
Juntos, venceremos
Profissionais da área assistencial do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) participaram, de 27 a 30 de novembro, do XIV Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica. O evento promoveu um debate multidisciplinar sobre o câncer em crianças e adolescentes.
Essa foi a primeira vez em que o congresso integrou enfermeiros, psicólogos, cirurgiões e outros profissionais além de oncologistas e hematologistas. Para a psicóloga Silvia Coutinho, “não só a oncologia pediátrica, mas o atendimento da pediatria de modo geral não tem o mesmo efeito nem a mesma eficiência sem o trabalho de equipe”. Veja fotos do evento.
Leia mais


O HCB foi visitado por integrantes da área de saúde do grupo de transição da troca de gestão do GDF. Segundo o coordenador hospitalar de transição, Paulo Feitosa, o hospital é “um monumento à boa assistência”.
 
Prêmio

O HCB recebeu o prêmio "Reconhecimento dos usuários à Unidade de Referência Distrital -  Reconhece SES" da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. O prêmio valoriza o desempenho das unidades de saúde do SUS no DF.
 
DNA

O HCB começou a  fazer exames em nível molecular para pacientes com leucemia. A partir de uma amostra de medula óssea, é possível analisar o código genético da criança ou adolescente e detectar translocações cromossômicas – alterações genéticas relacionadas à doença.
 
Concurso
Crianças e adolescentes de três a 18 anos podem participar do concurso internacional “Como se faz a paz”. Os vencedores vão gravar a música gerada pelas batidas de seu coração em Roma, na Itália. " O Som do Coracão" é um programa utilizado na musicoterapia do HCB.
Números

Foram 1 milhão 205 mil atendimentos  até o final de novembro de 2014. Dentre eles, mais de 781 mil exames diagnósticos  e de 190 mil consultas. O HCB realizou 31 mil diárias, mais de 21 mil sessões de quimioterapia e mais de oito mil transfusões.
 
Jornada
O Hospital da Criança de Brasília José Alencar realizou sua I Jornada de Cateteres Intravenosos para a Oncologia (26/11). O evento para os profissionais da rede pública de saúde do DF promoveu um debate multidisciplinar sobre o processo de escolha dos acessos vasculares usados nos pacientes.
 
Diabetes

Evento organizado pelo HCB, em que as crianças podem se divertir juntas, colabora para desmitificar a doença. Veja fotos.
Dedicação

Veja a matéria especial publicada no jornal Correio Braziliense na sua edição de domingo (23/11) sobre o aniversário de três anos do Hospital da Criança de Brasília.
 
Twitter  Facebook   Pinterest  Youtube


Direitos Reservados© 2014 Hospital da Criança de Brasília José Alencar,

Este jornal é uma produção do Núcleo de Comunicação do HCB
Coordenação de Comunicação: Ana Luiza Wenke (MTB:4313-DF)
Assessoria de Comunicação: Carlos Wilson de Andrade Filho (MTB:16.524-SP)
Designer Gráfico: Juceli Cavalcante
Analista Trainee de Comunicação: Maria Clara Oliveira
Estagiários:
Leonardo Farias - Jornalismo
Thainá Mendes - Jornalismo
Renisson Maia da Silva - Publicidade e propaganda
 



Email Marketing Powered by Mailchimp

Assine o HCB Notícias